/

Brasil vence Camarões e termina 2018 com vitória em todos os amistosos do ano

Por Outro autor | 26/12/2018

Divulgação

 

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol via Facebook

O Brasil venceu Camarões pelo placar mínimo e fechou o ano com 100% de aproveitamento nos amistosos da temporada. Em jogo de pouco brilho, o único gol da partida foi marcado por Richarlison. Apesar da vitória, a equipe fecha 2018 com uma eliminação na Copa do Mundo, muitos questionamentos e pouco futebol. Na próxima temporada, o maior desafio deve ser a Copa América 2019, aqui mesmo no Brasil.

A temporada de 2018 começou com foco no Mundial e alguns amistosos de preparação. A equipe enfrentou, e venceu, Rússia, Alemanha, Croácia e Áustria. Após cair para a Bélgica nas quartas de final da Copa, o Brasil rapidamente renovou contrato com Tite e anunciou alguns amistosos para terminar o ano. Antes de Camarões, a Seleção venceu Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina e Uruguai. Assim, encerrou 2018 com 100% de aproveitamento.

Porém, no jogo contra Camarões, a Seleção Brasileira voltou a mostrar falta de criatividade, assim como foi nos outros amistosos disputados pós-Copa do Mundo. Logo nos primeiros minutos, o atacante Neymar sentiu uma lesão e precisou deixar o campo. Richarlison foi o substituto e autor do único gol do jogo, marcado aos 45 minutos do primeiro tempo, após escanteio cobrado por Willian. Com uma escalação bastante diferente, e um meio de campo formado com Paulinho, Allan e Arthur, a equipe sentiu dificuldades para criar e caiu na marcação do adversário. 

Apesar de muitos toques de bolas, no total foram 631, a Seleção não finalizou bem. Foram 20 chutes, mas apenas nove na direção do gol. Além disso, a equipe demonstrou pouco interesse e não parecia no ritmo ideal que Tite gostaria. Algumas trocas foram feitas na segunda etapa, porém nada mudou. Em jogo de poucas chances e raros lances, o Brasil fez o básico para vencer Camarões e fechar o ano com vitória. Destaque para a dupla de zaga formada por Pablo e Marquinhos. Os dois jogaram pela primeira vez juntos e a sincronia foi quase perfeita. 

De olho nos europeus também 

Se o Brasil disputou amistoso como preparação para a Copa América e as próximas temporadas, na Europa a Liga das Nações já agitou o final de ano. Após uma fase de grupos recheada de boas partidas e algumas surpresas, quatro equipes se garantiram na fase final. Portugal, Inglaterra, Suíça e Holanda vão disputar as semifinais, em 2019, e sonham com o título da primeira edição do torneio. As partidas todas vão ocorrer em terras portuguesas, na cidade do Porto e também de Guimarães. 

Alguns jornais e jogadores já indicam os favoritos para levantar o troféu. Em entrevista para o jornal espanhol Marca, o zagueiro Senderos afirmou que a Suíça não pode ser considerada favorita contra Portugal ou Inglaterra. O jornal britânico Daily Mail aposta que o time da casa pode encarar de frente Inglaterra e também Holanda, com a Suíça sendo uma boa surpresa. Os números também estão do lado dos ingleses, principalmente em alguns sites de apostas online. Por exemplo, o portal 22bet aponta a Seleção Inglesa como favorita para conquistar a Liga das Nações. No dia 27 de novembro, o time de Gareth Southgate tem 33,9% de chance de título, enquanto Portugal fica em segundo com apenas 28,1%. Uma diferença até considerável.

Seja o Brasil se preparando para a Copa América, ou as finais da Liga das Nações, a próxima temporada promete alguns bons jogos e disputas de seleções. Apesar da importância dos títulos disputados, a maioria das equipes começa a montar times e escolher jogadores que vão disputar a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Qatar pela primeira vez.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.