/

Prefeitura de Taboão e Mind Lab premiam vencedores do concurso “Práticas Exitosas”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/12/2018

O prefeito Fernando Fernandes, a diretora pedagógica da empresa Mind Lab Sandra Garcia e o secretário de Educação Prof. João Medeiros, premiaram na última semana os três professores da rede pública de Taboão da Serra vencedores da etapa municipal do concurso “Práticas Exitosas 2018”.  O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) e reuniu as equipes técnicas da pasta e da Mind Lab, além dos dez professores finalistas.
 
O concurso teve como objetivo reconhecer e compartilhar as melhores práticas utilizando elementos da Metodologia Mind Lab. A Mind Lab (Mente Inovadora) está presente em diversas escolas da rede municipal de Taboão e desde 2014 tem apresentado resultados significativos na vida dos alunos e dos professores que utilizam a metodologia que consiste no uso de jogos de raciocínio lógico para o desenvolvimento de habilidades para a vida.
 
Taboão da Serra inscreveu 39 trabalhos, dos quais dez foram pré-selecionados pela comissão técnica da Mind Lab para confecção de um banner e, os cinco melhores, foram expostos pelos respectivos professores durante o encontro. Destes cinco trabalhos, três foram escolhidos os campeões na etapa de Taboão da Serra.
 
Em primeiro lugar ficou a Profª. Susana de Paula Silva, que associou a metodologia Mind Lab a um projeto de Alimentação Saudável na EMEF Oscar Ramos Arantes. O segundo ficou com a Profª. Maria Aparecida Marta Santos, da EMEF Profª. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, que utilizou jogos para o desenvolvimento de atividades sobre ponto de encontro e ponto de referência. Já o terceiro lugar ficou com a Profª. Edinalva Barbosa Geremias Marcelino, também da EMEF Ana Mafalda, que desenvolveu o projeto “Quem sou eu? Profissões”, que levou pais para o cotidiano escolar e instigou nos alunos o senso investigativo através da metodologia detetive.
 
A diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, elogiou a atuação de Taboão da Serra. “A participação de foi fantástica, trabalhos espetaculares e que sempre tem um impacto na sociedade. Alimentação, ponto de encontro, coisas que depois as crianças vão usar na vida. Esta é nossa ideia: o jogo que promove a reflexão, o professor que faz a mediação e brincadeira lúdica que desenvolve habilidades para a vida. Acho que este é o nosso papel na sociedade”, afirmou.
 
A etapa final do concurso será na sede da Mind Lab, em 14 de janeiro de 2019. O trabalho que ficou em primeiro lugar em Taboão da Serra concorrerá com projetos de todo o país a uma participação em um congresso internacional de educação, a ser realizado em Budapest.
 
O prefeito Fernando Fernandes ressaltou que a qualidade da educação de Taboão da Serra é uma das melhores do país e que, dentre outras ações, a metodologia Mind Lab contribuiu para o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Taboão da Serra obteve média 6.8 pontos no IDEB 2017, nota maior que a capital paulista e que a média nacional. Fico feliz em ver que os investimentos que estamos fazendo, como o a implantação da metodologia Mind Lab em algumas escolas, está surtindo efeitos positivos na vida de nossos alunos”, disse.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.