/

780 alunos da EMEB Darcy Ribeiro são beneficiados com brinquedoteca

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/10/2018

Ricardo LimaPais e professores da EMEB Darcy Ribeiro participaram da inauguração da brinquedoteca “O Pequeno Príncipe”. 

Os alunos da EMEB Darcy Ribeiro, no Jardim São Judas Tadeu em Taboão da Serra, ganharam um novo espaço para brincar, viver o lúdico e aprender a conviver. No dia 9 de outubro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entregou a brinquedoteca “O Pequeno Príncipe”. A abertura foi acompanhada por pais, alunos, professores, pelo secretário de Educação, Prof. João Medeiros e pelo vereador Cido.

A necessidade da criação do espaço surgiu após a escola receber alunos da educação infantil. “Eu vim de EMI e sempre tive um olhar mais apurado para os pequenos, pois as crianças precisam brincar. Arrumamos o parque que estava defasado e, após fazermos a Festa Junina, sentei com os professores e discutimos o que fazer com o dinheiro arrecadado”, disse a diretora da EMEB, Luciana Silva. “Como a escola é toda equipada e a educação infantil tem uma ligação maior com a escola, propus a construção da brinquedoteca e todos aprovaram. A ideia foi apresentada aos pais do conselho escolar e da APM que na hora concordaram.”, afirmou Luciana.

Para a construção do espaço, um dos auditórios da escola foi desativado e reformado pela Secretaria de Manutenção. A brinquedoteca, que foi batizada com o clássico da literatura mundial, está equipada com os recursos da Festa Junina e conta com novos e inúmeros tipos de brinquedos. Veículos, bonecas, minicozinha com fogão, panelas, micro-ondas, liquidificador, pequenas tábuas e ferros de passar roupa, além de fantasias, máscaras, entre outros adereços e objetos compõe o espaço.

Alexandre Pereira de Matos, pai do aluno Inandê, participou da inauguração, achou interessante a ideia e afirmou estar curioso quanto condução da escola na utilização do local. “Eu acho que menino pode brincar com brinquedo de menina e menino brincar com brinquedo de menina. Quero ver se a escola tem este cuidado, onde um menino pode pegar um fogãozinho e aprender a preparar a sua comida, onde um menino pode pegar uma boneca e saber cuidar da sua irmãzinha. Que uma menina, quando crescer, tenha toda a possibilidade de dirigir um carro, uma moto e isto é o que a sociedade não faz”, disse Alexandre. “Todos tem que aprender a brincar com brinquedos ditos ‘masculinos’ e ditos ‘femininos’. Porque, a gente quando cresce, é isto o que a gente fez. A gente cuida dos nossos filhos, da nossa alimentação. Não separar e fazer onde cada um tenha a sua responsabilidade. A responsabilidade é mútua, tanto na criação com a família, na sociedade, no estado, no país”, completou o pai de Inandê.

A diretora Luciana Silva afirmou que todos os alunos atendidos pela escola utilizarão o espaço. “Pensamos ‘na brinquedoteca’ onde todos os alunos, do Jardim I ao 5º Ano, possam usar. Hoje a escola atende 780 jovens, sendo 150 alunos matriculadas na Educação Infantil. Os alunos dos 4º e 5º anos utilizaram o espaço com uma intensidade menor que as demais séries, mas todos terão acesso ao local”, destacou.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a importância do brincar na escola. “Brincar na escola é diferente: a criança aprende brincando e brinca aprendendo. Na escola não é uma brincadeira espontânea como acontece em casa, na rua, na praia. Na escola a brincadeira é algo organizado pedagogicamente. As crianças aprendem muitas coisa, aprendem a dividir, a abrir mão, a partilhar, a esperar a sua vez, a se relacionar com as outras crianças e isto é super importante”, declarou.

Já o vereador Cido parabenizou a equipe escolar pela iniciativa e destacou a importância da escola e da família na formação das crianças. “Aqui na escola a criança passa a ter uma relação interpessoal diferente, passa a conviver uma com a outra, a respeitar e entender o brinquedo como algo da coletividade”, disse. Creio que uma sociedade só se constrói e se muda de fato para melhor quando se investe na educação. Onde há participação da família, do poder público e de todos sempre as crianças saem vitoriosas e todos ganham”, finalizou.

Serviço:

EMEB Darcy Ribeiro
Rua Iside Betro Lupo Issa, 39 - Jardim São Judas Tadeu
(11) 4786-5017
emeb.darcyribeiro@taboaodaserra.sp.gov.br

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.