/

Enem divulga locais de prova aos estudantes

Por Outro autor | 23/10/2018

Divulgação

O estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir os cartões de confirmação das inscrições. Neles estão disponíveis também os locais em que cada candidato vai realizar as provas, nos dias 4 e 11 de novembro.

O documento, que deve ser emitido pela internet, trará outras informações, como o número da inscrição, as datas e horários das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados durante a inscrição e aprovados após análise dos laudos.  

A consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser feita pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. Todas as informações e links podem ser acessados pelo site do Enem.  

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se prepara para aplicar o Exame para 5,5 milhões de participantes. No dia 4, os estudantes vão realizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 11, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os gabaritos devem ser divulgados no dia 14 de novembro.

Não é necessário apresentar o Cartão de Confirmação da Inscrição para ter acesso aos locais de prova, apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. Mas o Inep alerta para os participantes não deixem para acessar o Cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do Exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação. 

Declaração de Comparecimento

Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O Cartão de Confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite. 

Horário de Verão 

O Enem 2018 terá o Horário de Brasília como referência, como em todas as suas edições. Isso determina que o Exame, tradicionalmente, seja aplicado com quatro fusos horários diferentes. Entretanto, este ano, o primeiro domingo de provas, 4 de novembro, coincidirá com o início do Horário de Verão. 

O Inep alerta que os participantes devem se preparar para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, onde o Horário de Verão estará vigente. De acordo com o Horário de Brasília, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.