/

6 mil pessoas devem ver 73 obras de artistas embuenses na Mostra ABRASCI

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/10/2018

Divulgação

Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) está promovendo a 1ª Mostra de Artes ABRASCI - Municípios em Foco: Embu das Artes, que acontece de 16/10 até 26/10, das 9h às 19h, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que fica a rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo, e é aberto ao púbico para visitação gratuita. A curadoria é de Robson Barbosa.

Estão expostas 73 obras de 33 artistas embuenses, entre eles: Ana Pinho; Davi Molinari; Sérgio Matukawa; Carlos Kahan; Adri Lag; Carlos Almeida; Jessé DC; Fábio Castro; Moro; Iuji; Fernando Madalena; Cleusa Masiero; Aldolphe; Hiromi; Jaime Mendoza; Jofe; José de Aquino (Vavá); Leônidas; Luan Ribeirovisk; Margarith Foga; Meire Lopes; Mônica Alvarenga; Olavo Camps; Paulo Moryama; Pedro Sérgio (S'Soublet); Ray; Rodrigo Ramos; Saul Franklin; Adelino Ramos; Agenor; Guto; Renata Barros; Raquel Galena e Mário Ramos. 

O evento está sendo realizado numa parceria entre as ABRASCI e IFSP com o apoio da Secretaria de Cultura de Embu das Artes. No dia 19/10, às 19h, no mesmo local (auditório Aldo Ivo de Vicenza), acontecerá uma sessão solene para prestar homenagens, difundir os trabalhos e empossar novos acadêmicos da ABRASCI.

O secretário municipal de Cultura, Júlio Campanha, falou que a exposição é o resultado de um desafio do governo municipal de dar apoio e estrutura para que os artistas de Embu das Artes divulguem seus trabalhos fora das fronteiras do município. “Estamos de portas abertas para os ouvir os anseios e necessidades dos artistas com a intenção de fortalecer suas atividades”, declarou.

Um dos expositores e também coordenador da exposição, o escultor Mario Ramos exaltou a oportunidade como um meio de multiplicar a divulgação sobre a produção artística de Embu das Artes para um público maior. ”Veja essas pessoas que estão visitando aqui, serão 6 mil alunos e dezenas de professores e funcionários que olharão nosso material e levarão essa impressão a seus familiares e amigos, o que pode despertar o interesse e atrair mais pessoas para visitar a cidade e conhecer nossa arte", disse. "E há ainda a possibilidade de levarmos essa mostra para outras 33 unidades da IFSP”, completou Mario.

Mario contou um pouco sobre a aproximação com a pasta de Cultura, após receber o convite para uma mostra individual no IFSP. “Eu propus para o Júlio ampliarmos e fazermos uma exposição com vários artistas embuenses, e ele topou, nos disponibilizando estrutura, transporte e pessoal para instalar as obras aqui”, contou ele. “Os artistas unidos para exibir suas obras, podem agregar muito à sua profissão, conversando com os visitantes e trocando ideias que irão fortalecer muito nossa atividade“, observou.  

Mateus Yamashiro de Oliveira, 16 anos, estudante do curso técnico de eletrônica da IFSP, disse não entender porque há a tendência de se elitizar as artes plásticas, pois “o custo de um ingresso de um museu é tão baixo, que não justifica essa percepção”, avaliou. Yamashiro também destacou a diversidade das obras expostas e achou curioso a presença de imagens tão distintas com temas cristãos e ousados juntos.     

Miguel Coecev Neto, 37 anos, estudante de Engenharia de Controle da Informação, conhece Embu das Artes mas não sabia nada sobre a arte do município. “Muito interessante, há muito colorido, gostei muito das esculturas em madeira, foi uma ótima chance de saber mais sobre o município”.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.