/

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão da Serra

Por Outro autor | 20/09/2018

Ricardo Vaz Escola do Parque Pinheiros foi escolhida para abrigar o projeto piloto “Conhecendo Minha Cidade” 

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira, 12 de setembro, um exemplar do livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”. A entrega faz parte do projeto “Conhecendo Minha Cidade”, desenvolvido de forma piloto na escola pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

À ocasião, o secretário de Educação Prof. João Medeiros afirmou que registrar a história de Taboão da Serra iniciou há anos atrás e destacou a importância do projeto. “Taboão da Serra tem 59 anos, é uma cidade muito jovem. Cem anos em história não é nada. Eu como professor de história e a Maria Candida (autora do livro) resolvemos escrever a história da cidade enquanto não se perde a memória das pessoas. Perder estes documentos, esta memória, é perder a nossa cidadania, quem somos nós”, declarou.

O projeto Conhecendo Minha Cidade é desenvolvido com 492 alunos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion e tem como objetivo valorizar a história do município. Além de aprender sobre a história da cidade em sala de aula, o projeto leva os jovens para conhecer pontos importantes de Taboão da Serra e da região para observar as mudanças e permanências. A EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion foi escolhida para abrigar o projeto piloto devido à localização, uma vez que o Parque Pinheiros é o centro geográfico de Taboão da Serra.

O diretor da escola, Álvaro Vicente de Sousa Neto, firmou que a história é uma das melhores professoras. “A história é uma das nossas melhores professoras porque ela nos dá a oportunidade de ver os passos que a gente já deu, corrigir os erros e valorizar a nossa identidade que é o mais importante porque é a nossa história. E hoje a gente escreve mais um capítulo desta história, mais um momento da gente valorizar aquilo que já é nosso”, afirmou.

Durante a entrega, os alunos do período da manhã prestaram homenagens à Maria Alice Borges Ghion, patrona da escola. A aluna Juliane Torres Novais, 5º C, declamou um poema escrito por Gabriela Ghion, filha de Maria Alice. Outros alunos dos 5º ano cantaram a versão em funk que fizeram do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. Já os alunos da tarde recitaram o Hino de Taboão da Serra.  A filha e o esposo de Maria Alice, Gabriela e Jair Ghion, foram convidados para participar da solenidade, porém não puderam comparecer. Também participaram da entrega pais e familiares de alunos e supervisora de ensino Paula Maruchi.

Profundas Raízes

O livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes” foi lançado em agosto de 2017 pela Secretaria de Educação e traz fotos e relatos históricos que representam a memória da cidade. Os depoimentos e materiais foram coletados pelos professores Silvia Maria de Souza, Marlene Maria das Neves Rodriguez Mesquita e Salvador Ribeiro Carvalho, e organizados pela pesquisadora e historiadora Maria Candida Delgado Reis. O resultado pode ser conferido em www.taboaohistoriaememoria.com.br

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.