/

Vendas de Dia dos Pais têm melhor desempenho em 6 anos, diz Serasa

Por Outro autor | 13/08/2018

DivulgaçãoDesde 2012 as vendas do feriado não alcançavam esses números.

As vendas na semana do Dia dos Pais tiveram o melhor desempenho dos últimos seis anos, apontou nesta segunda-feira (13) o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O comércio cresceu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No final de semana do Dia dos Pais (10 a 12 de agosto), houve aumento de 1,1% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (11 a 13 de agosto).

Segundo os economistas da Serasa Experian, embora positivo, o resultado foi mais fraco que no Dia das Mães (alta de 5,7%) e empatou com o do dia dos Namorados (alta de 3,9%). "Isto mostra que o consumidor, perante as atuais turbulências do cenário político-econômico, mantém-se cauteloso em relação à expansão de seu nível de gastos", diz a empresa em nota.

Vendas a prazo

Já as vendas parceladas no Dia dos Pais tiveram uma leve variação negativa este ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, apontou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O volume teve uma variação negativa de 0,10%.

Segundo o SPC, o fraco desempenho reflete "a lenta recuperação da economia", que ainda pesa sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços.

“Os consumidores continuam preocupados em não comprometer o orçamento com compras parceladas, principalmente diante de um quadro de dificuldades, com o achatamento da renda e alto índice de desemprego”, explicou em nota o presidente da CNDL, José César Costa.

De acordo com a pesquisa, os produtos mais procurados na data foram roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios masculinos, como cintos, carteiras, relógios e meias.

Em comunicado, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, afirmou que a confiança do consumidor em relação à economia não evolui, já que muitos brasileiros continuam sem perspectiva de emprego, outros voltaram ao mercado do trabalho com salários mais baixos e a inadimplência é alta, levando à restrição do crédito.

O Dia dos Pais funciona como um termômetro para as vendas de Dias das Crianças e o Natal, por ser a primeira data comemorativa do segundo semestre, ainda que não movimente cifras tão volumosas como outras datas.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.