/

Vereadores acompanham reinauguração de brinquedoteca da Delegacia da Mulher de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 5/08/2018

Natália BassiVereadores foram acompanhar a reabertura da brinquedoteca destinada a proporcionar um atendimento humanizado para as crianças, vítimas de violência.

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva e os vereadores Cido da Yafarma e Dr. Ronaldo Onishi participaram da reinauguração da brinquedoteca da Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra. A brinquedoteca vai Melhorar a acolhida das crianças vítimas de violência. A reabertura do espaço só foi possível graças a parceria com o Conseg Pirajuçara que arrecadou e doou centenas de brinquedos ao espaço. Para marcar a conquista o Conseg realizou sua reunião mensal dentro da Delegacia de Defesa da Mulher, no dia 31. Na ocasião, os presentes conheceram mais de perto o trabalho da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, incluindo a recém-criada Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Após constar a importância da brinquedoteca para o atendimento às crianças, a presidente Joice Silva disse que irá fortalecer a arrecadação de brinquedos com uma campanha na Câmara. Ela falou dos projetos Tempo de Despertar e notificação compulsória dos casos de violência doméstica, ambos de sua autoria, que se tornaram referência nacional no combate à violência.

“Aprovamos leis importantes. Estamos pedindo a abertura da Delegacia da Mulher em tempo integral e atuamos na conscientização contra a violência. Ano passado fizemos a maior caminhada contra a violência da história da nossa cidade, paramos a BR para pedir e defender a vida. A BR que só para quando acontece morte dessa vez parou para defender a vida”, contou.

A delegada Aparecida Janduci, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão comemorou a volta da brinquedoteca e destacou a importância de humanizar o atendimento às crianças. Ela contou que no meio do espaço lúdico elas se sentem à vontade para relatar experiências traumáticas ou abusos. Além disso, contou que as crianças podem levar os brinquedos, o que torna necessária a reposição dos mesmos.

“Na maioria das vezes as mulheres vem a delegacia com os filhos. Também atendemos crianças vítimas de abuso sexual ou abuso físico. E a brinquedoteca proporciona humanização no atendimento, melhora a nossa acolhida. Brincando as crianças muitas vezes nem percebem que passaram por uma delegacia”, disse.

A presidente do Conseg Pirajuraça, Solange Alves de Souza mobilizou membros e a comunidade para arrecadar os brinquedos doados a brinquedoteca da DDM. Como educadora ela salientou a importância do espaço.

“Muitos brinquedos foram doados de outras crianças. Alguns são novos. Agora, precisamos abastecer continuamente”, observou.

O vice-prefeito Laércio Lopes reforçou a importância do Conseg para melhorar a segurança da cidade. Os vereadores Cido da Yafarma e Dr. Ronaldo Onishi defenderam a importância do policiamento comunitário, investimento em educação e a organização da comunidade para promover a segurança.

Para a coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão, Dra Sueli Amoedo, toda iniciativa que ajude a acolher as crianças fora do ambiente de violência é muito positivo. Segundo ela, muitas vezes, as crianças são as únicas testemunhas que as mães, ou elas mesmas foram vítimas.

Serviço:

Delegacia de Defesa da Mulher 
Estrada das Olarias, 670, Jardim Guaciara, Taboão da Serra

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.