/

Moradores de área de risco lotam Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 8/12/2010

Sandra PereiraVereadores defenderam permanência das famílias na área considerada de alto risco pelo IPT

Em meio às discussões e manobras na briga pela mesa diretora da Câmara de Taboão da Serra um grupo de famílias do Jardim Record  esteve na sessão para buscar o apoio dos vereadores. As famílias vivem numa área considerada de alto risco pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

De acordo com o laudo do IPT  entregue à reportagem do Jornal na  Net por um morador que parecia não entender bem o seu significado o local tem 35 moradias em local de alto risco, 30 em uma área de médio risco e outras 19 em uma área considerada de baixo de risco.

Como normalmente acontece na cidade, com a Câmara lotada os vereadores fizeram discursos em favor da população presente. Em tom de indignação os parlamentares disseram apoiar a luta das famílias que segundo eles vivem em condições subumanas no local, que de acordo com o IPT ainda corre risco de desabamento no período chuvoso.

Sem entender que a Câmara estava vivendo uma verdadeira guerra interna, os moradores da área de risco diziam acreditar que os vereadores resolveriam o problema deles, que se complicou ainda mais depois que a Justiça determinou à prefeitura a retirada das famílias das áreas de risco a fim de evitar tragédias durante o período chuvoso, que já se iniciou.

Como vereador mais ligado aos movimentos de moradia na cidade, Paulo Félix foi o primeiro a discursar em defesa da permanência dos moradores na área de risco. Na fala dele os moradores aplaudiram e gritaram em uma só voz: o povo unido jamais será vencido.

No meio do movimento alguns usavam um crachá no qual estava escrito a frase “sou amigo de Paulo Félix”.

Logo depois, o vereador Carlos Andrade mostrou fotos das casas dos moradores presentes, que segundo ele estão em situação de calamidade. Ele criticou duramente a decisão de retirar as famílias do local e disse que não vale à pena ser vereador se não for para estar ao lado do povo simples num momento como esse.

O presidente da Câmara, José Luiz Elói, também saiu em defesa dos moradores e disse que vai apoiar a luta deles para permanecer nas casas.

Os discursos dos vereadores satisfizeram os moradores da região. Eles voltaram para suas casas com a certeza de que terão apoio dos vereadores para permanecer na área condenada pelo IPT. Como disse uma moradora do local à nossa reportagem, “se não chover vai ficar tudo bem”.

Ela contou que mora numa das casas consideradas de alto risco e disse que as equipes da prefeitura estiveram no local para oferecer o bolsa aluguel e o auxílio necessário para que ela e a família deixassem o barraco de madeira onde vive com os cinco filhos. A família se recusou alegando que tudo o que possuem está no barraco. Mesmo assim, a moradora confirmou que tem medo que a chuva forte provoque uma tragédia na região.

“Medo a gente tem. Mas Deus é que cuida de nós”, afirmou olhando para o céu. “Os vereador vai ajudar nós agora”, completou.

Enquanto ela conversava com a nossa reportagem os vereadores tiravam fotos segurando no colo os bebês que moram na área.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.