/

Prefeito Fernando Fernandes firma convênio de R$ 1,2 milhão para redução de mortes no trânsito

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 15/04/2018

Ricardo VazO prefeit

O prefeito Fernando Fernandes assinou, na terça-feira (3), o termo de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que destinará ao município R$ 1.186.660,00 em recursos, no âmbito do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Detran.SP, para ações na redução de fatalidades no trânsito.

Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Fernando Fernandes formalizou a adesão da cidade na 3ª fase do Programa. “É com grande satisfação que assinei hoje este convênio com o governo do Estado, pois através dele poderemos colocar em prática ações que resultarão na redução no número de acidentes de trânsito, além de inúmeras vidas salvas”, afirmou o prefeito Fernando Fernandes.

A assinatura foi acompanhada pela deputada estadual Analice Fernandes e do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão, Dr. Gerson Brito. À ocasião, a deputada estadual Analice Fernandes ressaltou que, através do recurso, será possível realizar intervenções em pontos críticos do município. “É um programa muito efetivo porque prioriza a segurança e a vida das pessoas, aliás critério acertadamente adotado, pelo governador Geraldo Alckmin”, disse a deputada Analice.

O Programa estabelece o trabalho conjunto entre órgãos públicos e o setor privado, e atua para reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito até 2020. O convênio fornece auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária, além do apoio financeiro, proveniente de multas aplicadas a infratores.

De acordo com a Resolução CONTRAN Nº 638/2016, que dispõe sobre as formas de aplicação da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito, os valores dos repasses podem ser investidos em sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

“Para a elaboração dos projetos fizemos levantamentos junto aos órgãos que atuam em nosso município, como as polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal, e mapeamos as áreas com maior índice de ocorrências de acidente de trânsito”, explica o secretário de Transportes, Gerson Brito.

Com a análise dos dados, a Secretaria de Transportes elencou 12 pontos com grande índice de acidentes, que receberão intervenções com Obras e Serviços de Engenharia. De acordo com a orientação do Detran.SP, as intervenções devem ser, obrigatoriamente, nos locais onde foram constados os acidentes.

“Promoveremos ações em toda a cidade, que vão contemplar desde a região central, até as áreas comerciais e limítrofes relacionadas no estudo”, explica Brito. “No âmbito da Educação Para o Trânsito, faremos 22 apresentações teatrais nas escolas municipais, além de 22 intervenções em vias da cidade”, conclui.  

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.