/

Carolina Ramos expõe obras para apreciação visual e tátil dos visitantes

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 4/04/2018

Divulgação

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte promove a exposição “Do Olhar ao Toque”, de Carolina Ramos, que estará em cartaz no Centro Cultural Mestre Assis do Embu de 6 até 22 de abril com entrada gratuita. A artista mostrará dezenas de obras de sua autoria que poderão ser vistas e tocadas.

Uma amiga deficiente visual foi a inspiração inicial para que a artista plástica luso-brasileira e psicanalista, Carolina Ramos, desenvolvesse obras que fossem além do olhar. As palavras da amiga “lamento não poder ver seus quadros” deram o insight para que ela explorasse em seu trabalho sensações que excedessem a visão, com telas em alto relevo que podem e devem ser tocadas.

“Tive a ideia de ‘dar olhos’ à minha amiga fazendo um trabalho em que ela pudesse sentir o resultado e também permitindo ao expectador explorar um outro recurso sensorial. Quero que as obras proporcionem um toque mútuo”, destaca a artista. A primeira exposição de Carolina Ramos em Embu das Artes apresenta 33 obras e terá vernissage no próximo dia 6. A curadoria é de Paulo Dud.

Abordagem

A temática de suas obras para esta exposição, produzidas desde 1992, é majoritariamente a natureza, com incursões pela arte sacra. Com dezenas de exposições no Brasil e no exterior, tem como traço de união o uso da técnica mista.

“Há telas que têm como objetivo incomodar as pessoas, com formatos fora de padrão e feitas com massa e assinatura de formas não convencionais. Nesse sentido, há uma certa relação com meu lado psicanalista, no sentido de exteriorizar sensações, ou seja, a tela indo além da moldura, transpondo”, acrescenta.

Carolina, que teve como mestre o renomado artista plástico português Camol D´Évora, resume sua relação com as artes plásticas. “Se eu não me expuser, sinto um vazio. Eu pinto para o mundo. A sensação de ver as pessoas ‘sentindo’ meus quadros é um desnudar, é como se o público estivesse olhando dentro de mim”.

Sobre a artista

A arte plástica entrou na vida de Carolina Ramos aos 16 anos de idade. Depois, formou-se em psicanálise. Nascida em Portugal, mudou-se para o Brasil quando tinha 4 anos de idade. Realizou diversas exposições em locais como Salão de Artes Plásticas Brasil-Portugal, Casa de Portugal, Expo Arte– Portugal, Clube Atlético SP, Salão de Artes Descobrimento do Brasil – Porto Seguro (BA), dentre vários outros, com vários prêmios recebidos.

Serviço:

Do Olhar ao Toque, de Carolina Ramos
Vernissage: sexta-feira, dia 6 de abril, às 19h
Exposição: de 6 a 22 de abril - Grátis
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29 - Centro, Embu das Artes). Informações: (11) 4781-4462

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.