/

Caminhões terão novos horários para circular em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/12/2010

Ricardo VazCaminhões terão que circular em Taboão da Serra dentro dos horários estabelecidos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana

As ruas e avenidas de Taboão da Serra foram invadidas por caminhões desde que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por meio do Projeto de Lei nº. 14.751, de 28 de maio de 2008, proibiu a circulação desses veículos pesados nas grandes avenidas da cidade. Restou aos motoristas utilizarem os municípios vizinhos, dentre eles Taboão da Serra, como rota alternativa para o transporte e locomoção a outros bairros de São Paulo e Marginais.

Para o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, o município está sofrendo um desgaste muito grande na malha viária e um aumento significativo da frota com a chegada desses caminhões em Taboão. “Não podemos apenas cruzar os braços e deixar como está. Vamos tomar atitudes, baseadas na lei, que nos de subsídio de limitar o acesso desses caminhões dentro da nossa cidade. Porem, nada que prejudique a vida dos caminhoneiros em transito local como foi feito em São Paulo”, enfatizou o prefeito.

Segundo o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, a partir do dia 06 de dezembro, o caminhoneiro poderá fazer o cadastro do RCC (Requerimento de Cartão Caminhão) no site da prefeitura. O formulário também está disponivel na Semutrans (4787-3620), no Deptrans (Departamento de Trânsito) – Disk Transito 118 e no Atende (Central de Atendimento ao Cidadão).

Com isso o requerente receberá um cartão que o isentará da restrição à circulação no município. “O motorista vai preencher o RCC, o que autorizará a circulação do seu veículo no município. Esse RCC valerá apenas para os caminhões da cidade e os que a usam na logística de entrada e saída para as transportadoras, o comércio e indústria local”, explicou o secretário.

Claudinei Pereira lembrou também que, “os demais veículos pesados que utilizam o município como rota de passagem terão que se enquadrar nos horários estabelecidos por Lei, de segunda à sexta-feira das 21h às 05h da manhã e sábado das 14h às 10h. Essa é a maneira mais sensata que encontramos de não proibir de vez o fluxo desses caminhões em Taboão”.

Sobre um possível trânsito que pode ser formar no horário noturno por conta dessas mudanças o secretário comentou que, “esses congestionamentos não irão acontecer porque nesse período os caminhões terão melhor opção no circuito BR116, Francisco Morato e Elizeu de Almeida”.

 


SERVIÇO:
Saiba como solicitar a guia de RCC - Requerimento de Cartão Caminhão.
Preencher o formulário no site da Prefeitura de Taboão da Serra: www.taboaodaserra.sp.gov.br e entregar na Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, no Departamento de Trânsito ou Atende.
Departamento de Trânsito (Deptran): Rua Comendador Angelo Rinaldi, nº. 135, Jardim Santos Dumont.
Semutrans: Praça Miguel Ortega, nº. 274, Parque Assunção
Atende: Rua Elizabeta Lips, nº. 55, Jardim Bontempo

ATIVIDADES QUE DEVEM REQUERER INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CAMINHÕES / AUTORIZAÇÃO ESPECIAL
-  Acesso a estacionamento próprio
-  Cobertura Jornalística
-  Coleta de Lixo
-  Concretagem
-  Concretagem-bomba
-  Correios
-  Feiras livres
-  Mudanças
-  Obras e serviços de emergência
-  Obras e serviços de infra-estrutura urbana
-  Prestação de serviços públicos essenciais
-  Remoção de entulho e transporte de caçambas
-  Remoção de terra em obras civis
-  Serviços de sinalização emergencial de trânsito
-  Socorro mecânico de emergência
-  Transporte de Produtos Alimentícios Perecíveis
-  Transporte de Produtos Perigosos de Consumo Local
-  Transporte de valores
-  Veículo Urbano de Carga - VUC (PROCONVE)

Texto: Ricardo Vaz

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.