/

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 22/09/2017

Ricardo VazTerceira e última Audiência Pública de Mobilidade Ur

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14 de setembro, a terceira e última audiência pública antes da elaboração da minuta do projeto de lei para criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro ocorreu no Cemur e reuniu servidores da prefeitura e membros da sociedade civil.

À ocasião, os representantes da empresa Planum – responsável pelos estudos e consultoria técnica para elaboração do PlanMob, apresentaram algumas das 91 proposições para melhorias nas áreas de mobilidade geral, acessibilidade, urbanização, educação, participação social e transporte coletivo. As proposições foram elaboradas com base nas discussões ocorridas nas audiências públicas realizadas anteriormente.

“Esta terceira audiência representa o passo mais importante da nossa empreitada iniciada há alguns meses. Apresentaremos os avanços, fruto do empenho de dezenas de profissionais que têm se dedicado, para tornar completo o PlanMob, o plano da nossa cidade”, declarou o secretário de Transportes, Dr. Gerson Pereira Brito. “Agradecemos imensamente ao prefeito Fernando Fernandes por estar atento a esta necessidade e por julgar oportuno qualificar o processo de elaboração do Plano de Mobilidade. Tenham certeza que Taboão da Serra será uma nova cidade após a finalização do PlanMob”, completou o secretário.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), estabelecida pela Lei Federal 12.587/2012, é um dos instrumentos de desenvolvimento urbano no Brasil e tem como finalidade a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas. Desde 2015, o plano passou a ser requisito para que municípios com mais de 20 mil habitantes recebam recursos orçamentários federais.

“Taboão da Serra está no seleto grupo de menos de 5% dos municípios brasileiros que estão concluindo o plano de mobilidade. Taboão sai na frente e com vantagem. Isto aqui (as proposições e o PlanMob) não é a cartilha de solução dos problemas, mas é um instrumento de planejamento que dará a vocês a possibilidade de direcionar os investimentos e mais do que isto, conseguir financiamentos e para realizar estas ações”, ressaltou o engenheiro civil da Planum, Frederico Rodrigues.

PROPOSIÇÕES

As 91 proposições que farão parte da minuta do Projeto de Lei para a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Taboão da Serra estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Taboão da Serra (www.ts.sp.gov.br). O morador que quiser tirar dúvidas ou encaminhar sugestões tem até o dia 03.10.2017 para manifestar sua opinião através do e-mail mobilidade@taboaodaserra.sp.gov.br. A previsão é que a minuta do Projeto de Lei esteja pronta em novembro para envio à Câmara de Vereadores para aprovação

PROJETOS

A Secretaria de Transporte de Taboão da Serra está avaliando implantar diversos projetos para melhorias da mobilidade urbana, dos quais dois merecem destaque. O primeiro é a implantação no município do sistema de pré-embarque nos terminais onde há maior concentração de passageiros.O sistema consiste na instalação de uma catraca nos pontos de ônibus de chega e partida dos circulares. A ideia é, em horários de pico, realizar a cobrança antecipada da passagem e, assim, diminuir as filas e o tempo de espera para entrar nos coletivos. Com a iniciativa, a Prefeitura espera reduzir em mais de 10 minutos o tempo de espera. Já o segundo projeto que a Secretaria está avaliando implantar é restringir o estacionamento de carros,nos horários de maior fluxo, nas vias onde houver corredores de ônibus, para assim dar mais fluidez ao tráfego.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.