/

Ciclista é surpreendido com soltura de onça e quase fica cara a cara com fera em Itapecerica da Serra

Por Outro autor | 24/08/2017

DivulgaçãoCiclista foi avisado que onça seria liberada na trilha. 

m ciclista desavisado por pouco não ficou cara a cara com uma onça-parda em uma reserva ambiental em Cotia, na Grande São Paulo, na tarde de quarta-feira (23). O felino foi encontrado em uma empresa de Itapecerica da Serra na semana passada.

A onça de 50 kg estava pronta para ser solta na reserva ambiental do Morro Grande. Integrantes da ONG que acolheu o bicho fizeram uma barreira de contenção. Quando iam abrir a jaula, o ciclista surgiu na estrada.

Sem entender direito o que estava acontecendo, ele se juntou ao grupo e finalmente a fera pôde voltar para casa.

O animal é macho e recebeu o nome de Granito pelos veterinários. "Como ela foi capturada em Itapecerica da Serra, e o significado do nome da cidade em tupi é pedra escorregadia, então, resolvemos batizá-lo de granito", disse a veterinária Cristina Haumi Adania, coordenadora de fauna da ONG Mata Ciliar, responsável por cuidar da onça desde que foi resgatada.

Na manhã do dia 14, uma segunda-feira, funcionários chegaram para trabalhar em uma empresa na Rua Nova dos Godóis, no bairro Potuvera, nas imediações da Rodovia Régis Bittencourt, e encontraram o animal no local.

Bombeiros do 18º Grupamento foram chamados e o felino, capturado após ser sedado com dois dardos tranquilizantes. A ação foi registrada em vídeo, que mostra a onça-parda sentada no canto de uma sala rugindo. Durante o tempo que ficou recebendo cuidados veterinários, a onça recebeu um chip de identificação.

O animal, então, foi levado até a ONG Mata Ciliar, que fica em Jundiaí, no interior. "É um macho de 50 quilos, grande pela idade, pois é jovem. Está bem alimentado. Muito provavelmente ele apareceu neste local para fugir de uma queimada na vegetação no entorno da empresa”, disse, à época, a veterinária.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.