/

Cursos gratuitos da Prefeitura de Taboão melhoram a vida da população

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/08/2017

Charles EliseuMoradores de Taboão da Serra estão se capacitando através dos cursos profissionalizantes da Escola de Gastronomia 

Milhares de taboanenses, em um momento de crise econômica nacional, têm buscado capacitação profissional. Nesse sentido, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), oferece cursos de alta qualidade nas Escolas Municipais de Gastronomia, Construção Civil e Moda, Beleza e Estética.

Um exemplo disso se deu no término das turmas de Confeitaria e Cozinha Básica da Escola de Gastronomia, nos dias 17 e 25 de julho, respectivamente, onde tradicionalmente se realizam os desafios gastronômicos, vários alunos também relataram a importância das aulas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Marizan Macedo, de 59 anos, se inscreveu para o curso de Confeitaria para poder aprender as técnicas e com isso construir uma renda. Desempregada, hoje ela já consegue ganhar dinheiro vendendo bolos e doces. “Com o curso, já conquistei alguns clientes. Neste momento a minha renda vem desse trabalho”, contou a moradora do bairro do Intercap.

Outro exemplo é o da Sônia Aparecida, de 54 anos, aluna do curso de Cozinha. Com um espírito empreendedor, ela coloca em prática tudo o que aprendeu na Escola de Gastronomia para formar sua renda. “Já fiz, além do curso de Cozinha, também o de Confeitaria. Graças a estes dois cursos é que hoje ganho o meu dinheiro. Vendo marmitex, bolos e doces. Os meus clientes estão gostando muito do meu trabalho”, disse a moradora do Parque Laguna.

Desafios Gastronômicos

Ao fim de cada turma finalizada de Confeitaria e Cozinha Básica, a escola promove as tradicionais batalhas, que são as atividades finais dos cursos onde os alunos colocam em prática tudo o que aprenderam no decorrer do curso.

Divididos em grupos, os alunos apresentaram as receitas para uma banca composta por professores da Escola e convidados, tudo com a supervisão e orientação dos professores Miguel e Braulio.

Entre os convidados, a banca que avaliou os trabalhos da turma de Confeitaria, no dia 17 de julho, foi composta pelas secretárias Arlete Silva, de Assistência Social, e Laura Neves, de Desenvolvimento Econômico. Foram três receitas, sendo elas: Doçura de Ameixa, Naket Red e Bolo de Paçoca.

No dia 25 de julho, os convidados foram as secretárias Laura Neves, da SDE, Dra. Raquel Zaicaner, de Saúde, e Dra. Alexandra Cristina Pitol, que avaliaram a receita de bife a cavalo.

Os munícipes interessados em se inscrever em turmas futuras devem ser maiores de 16 anos, e procurar a Escola ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome. A Escola oferece cursos gratuitos nas áreas de Eventos, Bares e Restaurantes, Hotelaria, Gastronomia e Línguas Estrangeiras.

 

Serviço:

 


Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: (11)4787-3764 / (11)4787-3811
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Césario Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: (11)4788-7888

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.