/

Administração Jorge Costa reforça Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/03/2017

Prefeitura de Itapecerica da Serra

Dar uma destinação ao lixo produzido no diaadia é um dos grandes desafios dos municípios na atualidade. A extinção dos aterros sanitários por conta da preservação ambiental e a crescente produção dos dejetos colocam a Reciclagem e, consequentemente, a Coleta Seletiva, como iniciativas de suma importância.

Sabendo disso, a Administração Jorge Costa está reforçando o Programa de Coleta Seletiva na cidade. A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente atua em parceria com a Cooperativa Recicla Vera Cruz, por meio da Lei 2450/15. São quatro caminhões e dois galpões (Avenida dos Itapecericanos e Potuverá) a serviço da coleta de recicláveis no município.

“A destinação correta do lixo contribui com a preservação da natureza e com a melhora da qualidade de vida dos cidadãos. Estamos fazendo nossa parte e contamos com a colaboração de todos para garantir um futuro saudável para o homem e para a natureza”, destaca o prefeito Jorge Costa.

Atualmente, são recolhidas uma média de 58 toneladas de material reciclável por mês em Itapecerica da Serra, entre os12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e os mais de cemlocais onde é realizada a separação do lixopara esta finalidade.

Os motoristas, mais dois cooperados para cada caminhão,fazem a rota no município, coletamo material e levam para a triagem. Em seguida, o conteúdo é prensado, encaminhado para comercialização e revertido em remuneração (pago por hora trabalhada) a cada um dos 30 cooperados da Vera Cruz.Vinte atuam no Galpão do Parque Paraíso, na Avenida dos Itapecericanos, e dez no Galpão do Potuverá.

Para ampliar o serviço, a Administração Jorge Costa vai fortalecer a Coleta Porta-a-Porta, realizada até agora apenas em projetos pilotos em bairros como o Jardim Branca Flor, Potuverá, Jardim Imperatriz e Horizonte Azul. O objetivo é incentivar os moradores à aderirem a Coleta Seletiva com a atuação dos servidores do Meio Ambiente e integrantes de Cooperativa nos bairros.

A Prefeitura também está desenvolvendo projeto de Educação Ambiental nas escolas do município, promovendo conscientização dos alunos e, consequentemente, dos pais.Para o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Cravo Roxo, “precisamos construir valores sociais, conhecimentos e atitudes para proporcionar a coexistência harmônica entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de nossa sociedade”.

Mais informações pelos telefones 4668-9288 e 4668-9269, com Elaine ou Guilherme.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.