/

Alunos da escola Maria José Antunes Ferraz participam de sessão da Câmara Municipal de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 20/03/2017

DivulgaçãoAlunos da escola Maria José Antunes Ferraz durante visita a Câmara Municipal

Na última terça-feira, dia 14, cerca de 50 alunos da Escola Estadual Maria José Antunes Ferraz participaram da sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra. A iniciativa das professoras Eunice, de história, e Cida, de língua portuguesa, tem como objetivo mostrar a separação dos Três Poderes e inserir os estudantes nas discussões municipais.

Esse é o terceiro ano consecutivo que as professoras levam os alunos para acompanhar as sessões. “A nossa apostila de história fala sobre o iluminismo e as ideias de [Jean-Jacques] Rousseau, Voltaire, Montesquieu, que é o fundador dos Três Poderes. Então nossa intenção é mostrar aqui, in loco, na sede da Câmara Municipal, como funciona o Poder Legislativo. E os alunos vêm aqui vivenciar, depois eles fazem um relatório e participam de debates”, disse a professora Eunice Pereira dos Santos.

Ainda de acordo com a professora a experiência é marcante. “Os alunos gostam muito, eu dou aula até o terceiro ano do ensino médio e esses alunos (as visitas são feitas com estudantes da oitava série) se lembram e comentam até o último ano deles na escola. Eles se lembram da pauta, do que foi discutido, e eles começam a questionar, isso também é uma lição de cidadania”.

A vereadora Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, aprova a iniciativa e diz que gostaria de ampliar a visita para outras escolas. “Acho muito importante que nossos jovens e adolescentes tenham essa experiência, aqui é a Casa do Povo. Queremos incentivar a cidadania e a participação popular nas discussões e decisões do nosso município”.

Para a aluna Ketylin Eduarda de Barros, 13 anos, moradora do Jd. das Oliveiras, essa primeira experiência no parlamento foi divertida. “Sempre passo aqui na frente quando vou ao Shopping e ficava pensando o que era esse prédio grande e se a gente podia entrar. Mas eu achei muito legal e interessante, quero vir aqui mais vezes. As pessoas são desinformadas do que acontece aqui, muita gente não participa”, afirmou.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.