/

Fórum Regional de Dependência Química alerta para uso de drogas na região

Por Sandra Pereira | 12/03/2017

DivulgaçãoRegional de Dependência Química chamou atenção de participantes para o avanço do consumo de drogas na região

Um alerta sobre o consumo crescente de drogas entre adolescentes, jovens e adultos das mais diversas faixas etárias reuniu dezenas de representantes da igreja católica, como a Pastoral da Solidariedade e da Família, além de membros da comunidade evangélica, lideranças, autoridades de saúde, políticos e um público bastante diversificado neste sábado, 11, na Câmara Municipal de Taboão da Serra durante o Fórum Regional sobre Dependência Química.

O evento foi uma espécie de grito de alerta sobre a questão das drogas para a sociedade em geral. A melhor forma de prevenção é evitar o contato com a droga. Participaram da atividade moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica.

Durante o Fórum os participantes puderam acompanhar depoimentos que mostraram as dificuldades enfrentadas cotidianamente seja pelos usuários, seus familiares e os profissionais que atuam na prevenção e no combate ao consumo de drogas.

Geraldo Mendes, do Capsi Álcool e Drogas, relatou que não há levantamento de dados epidemiológicos sobre o uso de drogas em Taboão. De acordo com ele o problema é crescente e cada vez mais precoce.

“Cada vez mais cedo as crianças estão tendo experimentação. A oferta acontece em todo lugar, na escola da classe A e na comunidade. A oferta está espalhada em todos os segmentos. Não existe mais gueto”, informou.

Ele orienta que os pais e responsáveis devem estar atentos a sinais como mudança de comportamento, aproveitamento escolar e até mudança de grupos de amigos.

“Uma parte dessas modificações pode ser fruto de comportamento da adolescência e outra pode ser experimentação. Nesses casos é preciso buscar informação seja nas igrejas, escolas ou com profissionais qualificados”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Dr. Eduardo Nóbrega, disse que vai aprofundar seu conhecimento sobre o tema e contribuir com a discussão e conscientização sobre o consumo de drogas.

“Não sei quantos mudaram o comportamento, mas o meu mudou. Serei mais um agente transformador”, prometeu.

O professor André Ribas participou do evento representando o vereador Johnatan Noventa e salientou que a  educação tem papel essencial na discussão e implantação de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas.

"Convido a todos nessa plenária que saímos daqui com uma missão - Ser um agente transformador e multiplicador da prevenção do uso de álcool e droga. Ajudando a criança e o adolescente ser construtor do seu próprio futuro", frisou.

Participaram do Fórum os vereadores Dr. André Egydio e Dr. Ronaldo Onishi, além do vice-prefeito Laércio Lopes.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.