/

Campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher incentiva a denúncia

Por Outro autor | 7/12/2016

Divulgação Deputada Analice é autora de três Leis que fazem parte do arcabouço da Campanha de proteção a mulher vítima de violên

A Campanha de Conscientização lançada pelo governo do Estado de São Paulo envolve múltiplas áreas de atuação e quer incentivar as pessoas a denunciarem os atos de violência. 

Hoje, São Paulo tem a maior estrutura de combate a este tipo de violência no Brasil, sendo que três leis de autoria da deputada Analice Fernandes colaboraram para aprimorar os sistemas de informação e divulgação sobre a violência que aflige milhares de mulheres, além da conscientização do problema.

Uma conquista importante garantida pela Lei 14.545, de autoria da deputada Analice, foi à sistematização da divulgação dos crimes cometidos contra a mulher. Desde 2011, quem entrar no site da Secretaria de Segurança Pública pode acompanhar mensalmente o número de crimes cometidos contra a mulher no estado de São Paulo, divididos entre a capital, interior e grande São Paulo.

 “A simples divulgação destas informações joga luz sobre a violência praticada e nos ajudam na orientação em curto prazo para a implantação de medidas que possam combatê-las”, afirma a deputada.

A Lei 15.425 determina que as medidas protetivas expedidas pela justiça em favor da mulher vítima de violência estejam disponíveis para consulta online nas Delegacias de Polícia, o que facilita a ação da autoridade policial além e a vida da vitima.

A necessidade de Campanhas de Conscientização sobre a Violência Contra a Mulher é o que dispõe a Lei 14.950 de autoria da parlamentar. “Ao observarmos que os índices de violência subiam no mês de dezembro, propusemos que a Campanha fosse feita em novembro”, explica a deputada. 


Maior rede de Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher do país

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a criar uma delegacia para o atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência. São 132 delegacias. Os CREAS (Centros de Referência Especializada de Assistência Social) e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) oferecem atendimento social e psicológico às mulheres vítimas de violência (CREAS) ou às mulheres que não sofreram agressão, mas que vivem em situação de risco (CRAS).



 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.