/

Shows de ritmos e danças tradicionais do Brasil agitam Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 26/10/2016

Divulgação

Neste sábado (29/10), a partir das 19h, ritmo, canto e dança brasileira tradicional tomam conta de Embu das Artes. Sob a apresentação de Carlos Caçapava, o espetáculo “Chamada Geral” terá grupos e artistas interpretando ritmos populares com influências da cultura negra, indígena e europeia. A entrada é gratuita.

Os shows fazem parte da exposição “Bomfim Alegria Sem Fim”, que homenageia o artista Aurino Bomfim (1946-2006), e vai até 10 de novembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes). (Veja aqui a programação completa: http://www.embudasartes.sp.gov.br/noticia/ver/9465) 

Confira a programação (29/10):
Tamborevoz
Dany Black e Carlos Caçapava.
Uma pesquisa que busca harmonizar voz e percussão explorando timbres e ritmos. 
No palco, duas vozes, um quinteto de congas, um cajon e complementos rítmicos. 
O repertório funde o cancioneiro popular e letras autorais com bases rítmicas contemporâneas, relendo o tradicional afro-brasileiro.

Cari’mbó
Eliene Farias, Dany Black e Carlos Caçapava.
O cari’mbó: tambor confeccionado a partir do tronco escavado que é tocado para as cantigas e danças de Belém do Pará. Conhecida por carimbo, quando pretos e indígenas se miscigenaram dançando o lundu marajoara. O mesmo tambor é tocado em São Luiz do Maranhão para as danças do tambor de crioula.

Flores do Mulungu
Coletivo de estudos, pesquisas e divulgação das canções, danças e ritmos das manifestações brasileiras apresentam brincadeiras de cacuriá (uma das vertentes do carimbó) e ciranda, reunindo uma coletânea de movimentos das danças brasileiras.

Grupo Sanza
Cida Pereira, Carla Magalhães e Carlos Caçapava. Trio formado por atuantes da arte educação na área da música e da dança.
O espetáculo reúne em um diálogo entre vocal, ritmos e danças das manifestações tradicionais, atentando para a contemporaneidade e preservando os padrões da rítmica, da dança e da cantigas de brincar, festejando o trabalho e reivindicando ou protestando pelo povo brasileiro. Cada etapa é enriquecida pelo figurino usado tradicionalmente nas regiões de origem. Estes conteúdos convidam para uma reflexão em torno da miscigenação musical dos indígenas, europeus e africanos que hoje têm influências de outros povos.

Quando: 29/10, a partir das 19h
Onde: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes).
Entrada gratuita


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.