/

Associação Paradesportiva Todos promove inclusão através do esporte

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/09/2016

Prefeitura de Taboão da SerraNo centro, a atleta taboanense Evani Calado conquistou medalha de ouro Jogos Paraolímpicos deste ano

Nada melhor do que o esporte para se promover a inclusão e a superação das pessoas. Em Taboão da Serra existem vários exemplos de instituições e pessoas que se dedicam a isso. Um deles é a Associação Paradesportiva Todos (APT). Criada em 2006, a APT possui 18 atletas na modalidade bocha adaptada.

Evani Calado é uma das atletas ilustres da APT. Nos Jogos Paraolímpicos deste ano, disputados no Rio de Janeiro, ela trouxe para Taboão da Serra, na categoria BC3, o tão sonhado ouro olímpico. Evani conta que o apoio da Associação, somado a muita dedicação nos treinos, foi fundamental para a conquista.

“A minha participação nas Paraolimpíadas era muito esperada, pois os meus treinamentos foram bastante exaustivos, de 8 horas por dia durante dois meses. A APT não mediu esforços para me ajudar. Desde o começo,o meu técnico Mateus Silva tinha a visão que eu seria uma atleta paraolímpica, e veio me treinando no decorrer do tempo. Fui campeã brasileira junto com o Danilo, participei do Mundial realizado na China e de um campeonato em Portugal antes de ir para o Rio. E Para participar dos Jogos, a APT me ajudou muito para viabilizar os materiais necessários para a viagem”, disse.

Pedro Arnaldo, que é um colaborador muito dedicado da Associação, ressalta o apoio da Secretaria de Esportes em todas as competições disputadas. “Graças a Deus, nós temos um secretário de Esportes ‘nota 10’. Ele tem nos ajudado muito, seja com uniformes, agasalhos, além de nos ceder vans adaptadas e normais para que possamos ir até os locais de disputa dos campeonatos”, contou. 

“É com muito orgulho que a prefeitura, através da Secretaria de Esportes, tem dado todo o apoio para a APT. Trata-se de um trabalho feito com muito amor e dedicação por todos os atletas e pelo presidente da Associação, o Marcelo. A cidade fica muito feliz não só com os resultados esportivos positivos, como a medalha de ouro da Evani, mas como também por toda a luta e superação destas pessoas. Vale ressaltar que a nossa cidade tem infraestrutura esportiva, o que nos permite sediar partidas de bocha adaptada, no Ginásio Zé do Feijão”, falou o secretário de Esportes, Fábio Fernandes. 

Para quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho da APT, os contatos são: 96807-1975 ou 99111-4266. O e-mail é: aptstodos@hotmail.com. Os atletas da Associação treinam no CEU Campo Limpo, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 14h.

Bocha adaptada
Neste esporte, o intuito é lançar as bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca. Podem ser usadas as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. Cada time lança seis bolas por rodada e precisa aproximar sua bola da bola branca e também afastar a do time adversário.

Os atletas têm como classificação CP1(deficiência mais severa) ou CP2 e divididos em quatro classes. Na BC1, estão atletas CP1 ou CP2 que têm paralisia cerebral que podem competir com o auxílio de ajudantes. Na BC2, os da CP2 com paralisia cerebral que não podem receber assistência. Na BC3, aqueles com deficiências muito severas e que utilizam um instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa. A BC4, por sua vez, conta com atletas com outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.