/

Justiça Eleitoral paulista começa treinamento de quase 400 mil mesários

Por Outro autor | 5/09/2016

As Zonas Eleitorais já se mobilizam em São Paulo para treinar os 388.596 mesários que vão atuar nas eleições deste ano: 106.568 na capital e 282.028 no interior. A ideia é capacitá-los para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições. 

Os mesários da  326ª Zona Eleitoral - Ermelino Matarazzo -, além de receberem as orientações de praxe, vão poder assistir  a três grupos de dança ligados à Instituição onde será realizado o treinamento, um Céu - Centro Educacional Unificado -, da Prefeitura. O objetivo da atividade é  reforçar a importância do trabalho em equipe, uma vez que são quatro mesários na seção de votação atuando juntos em todo o Estado. Para encerrar, será apresentado o clipe oficial da canção "Se liga ae", de Sérgio Mendes, Rogério Flausino e Baby do Brasil.  O treinamento ocorrerá nos dias 10, 17 e  18 de setembro, a partir das 10 horas, na Quinta do Sol, na Av. Luiz Imparato, 564 - Vila Cisper. 

Outra zona eleitoral da capital, a do Tucuruvi (256ª ZE) , já está preparada para treinar seus 1506 mesários, com turmas de 400 alunos. Ao chegar ao local, o mesário encontra seu manual com instruções, a declaração de comparecimento (usada para pedir as folgas no trabalho) e a legislação do empregador. Serão palestras das 14 às 18 horas e a estratégia é permitir  ao mesário interagir com o cartório o máximo possível no esclarecimento das dúvidas.  As aulas serão dadas no auditório do Colégio Passionista da Cruz, na Av. Tucuruvi, 470.  O treinamento teve início nos dias 27 e 28 de agosto e estão previstas novas turmas nos dias 3, 4 e 7 de setembro. 

No interior, a zona eleitoral de Botucatu (26ªZE), por exemplo, está debruçada sobre os preparativos do treinamento desde março, buscando recursos didáticos e elaborando material teórico. Este ano a ZE decidiu  dividir o as turmas: os mais experientes relembram as orientações em um dia e os novatos recebem outro tipo de abordagem em equipes diferentes. O treinamento tem início nesta sexta-feira (2) e segue por mais cinco dias, no próprio local do cartório eleitoral, na rua Monsenhor Ferrari, 466, centro de Botucatu. 

No dia da eleição é o mesário quem liga a urna e emite a zerésima, que é o comprovante da ausência de votos na urna. Ele também identifica o nome do eleitor e autoriza o cidadão a votar, encerra a votação e retira a mídia com os resultados da urna, entre outras tarefas.

Auxílio-alimentação 

A partir destas eleições, o mesário deverá retirar em qualquer agência dos Correios, após a eleição, o valor de R$ 25,00, que estará disponível para saque no período de 7 a 25 de outubro; em caso de segundo turno, o saque pode ser feito entre os dias 4 e 22 de novembro. A forma de pagamento foi alterada - antes o mesário recebia no dia da eleição - visa dar maior segurança aos chefes de cartório, que não precisarão mais transportar dinheiro em espécie.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.