/

Abertura da Semana da Árvore tem palestra e apresentação cultural em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/09/2010

A abertura também contou com as apresentações dos alunos do Liceu de Artes

Na manhã da terça-feira, 21, data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, a Prefeitura de Taboão da Serra promoveu a abertura da 1ª Semana da Árvore em Comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Cerca de 60 pessoas, a maioria educadores, estiveram no Liceu de Artes Municipal e participaram do evento que contou com apresentações culturais e palestras.

Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Ângela Amaral salientou a importância do trabalho em conjunto com a população. “Não adianta o poder público promover o plantio de árvores e realizar a limpeza das ruas, se a população não colaborar. Então o nosso maior objetivo é através de eventos como esse, promover a conscientização das pessoas”.

Também presente no evento, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira fez questão de falar sobre o transporte público. “Além da semana da árvore, vamos comemorar o Dia Mundial sem Carro, mas só conseguiremos diminuir o número de carros e consequentemente a poluição causada por eles, quando tivermos um transporte público de qualidade e eficiente, com mais trens e metrôs em todo o estado”.

O primeiro palestrante da manhã, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Alexandre Novoletti, fez um balanço sobre a arborização em Taboão da Serra. Nos últimos cinco anos, a prefeitura plantou mais de 10 mil árvores na cidade e mais de 20 áreas foram recuperadas e transformadas em praças e áreas de lazer para a população. “Além dos projetos de construção de praças, nós realizamos diversas oficinas de plantio de mudas e educação ambiental, tudo isso para garantir a qualidade de vida das pessoas”, disse o diretor.

Após um café da manhã e a apresentação cultural dos alunos e professores do Liceu de Artes Municipal, os educadores participaram da palestra da coordenadora do Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública da Prefeitura de São Paulo, Thaís Prado Horta, que abordou temas como uso racional da água, controle de consumo de energia e implantação de coleta seletiva. A programação do dia 21, no Liceu incluiu ainda as oficinas de fitoterapia e agricultura urbana e uma palestra sobre a Mata Ciliar com a bióloga Ana Paula Pereira.   

As atividades da Semana da Árvore continuam até o dia 26, quando acontece um passeio ciclístico pelas ciclofaixas da cidade em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. Para conferir a programação completa acesso o site: www.taboaodaserra.sp.gov.br.

Texto: Nely Rossany / Foto: Ricardo Vaz

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.