/

Instituto Criança é Vida retorna à Embu com formação sobre saúde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/04/2016

DivulgaçãoUm dos pontos mais positivos da formação é a didática aplicada

A Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes deu início sexta-feira, 8/4, a uma nova formação em parceria com o Instituto Criança é Vida, organização sem fins lucrativos, no Parque Francisco Rizzo. Essa não é a primeira vez que o instituto promove formações na cidade, em outros momentos já ocorreram parcerias com a Secretaria de Assistência Social e, até mesmo, com a própria Secretaria de Educação, relembre aqui e aqui.

Dessa vez, o Instituto Criança é Vida traz para a cidade a formação “Criança é Vida Adultos”, composto por um ciclo de 12 módulos de educação em saúde, destinada a educadores e coordenadores de creches e escolas de ensino infantil, da rede direta e conveniada.

Nesse primeiro momento, os educadores participarão de quatro encontros onde serão discutidos Problemas de Pele; Prevenção de Acidentes na Infância; Primeiros Socorros à Criança I; e Primeiros Socorros à Criança II. Os demais módulos da formação (Higiene do Corpo e do Ambiente; Importância de uma Alimentação Saudável; Diarreia, Verminose e Reidratação Oral; Doenças Transmitidas por Animais; Febre e Doenças da Infância; Problemas Respiratórios; A Importância de Ver e Ouvir Bem e Saúde Bucal) serão divididos e aplicados nos próximos dois anos, sendo sempre quatro módulos por ano.

O dermatologista Francisco Frederico Neto, responsável pela aplicação do primeiro módulo da formação, trouxe para a discussão temas como hanseníase, ressecamento de pele, dermatites, impetigo, micoses e dermatite atópica. Todos os casos contavam com três alternativas de tratamento e os participantes do encontro deveriam optar em grupo pela opção mais coerente. Após ouvir a opinião do grupo, Francisco Neto fez uma rápida explanação sobre o problema, definindo se a opção escolhida era a ideal, ou não, para cada caso.

Um dos pontos mais positivos da formação é a didática aplicada. Com linguagem acessível é transmitido aos participantes o que médicos e pediatras consideram básico na prevenção de doenças em crianças de 0 a 6 anos, estimulando os participantes a interagirem com o grupo por meio do relato das próprias vivências. Ao fim de cada encontro, os participantes levam materiais informativos para as unidades escolares e se encarregam de multiplicar o conhecimento obtido entre os colegas de trabalho, pais e estudantes.

Confira o cronograma de encontros:

8/4, das 9 às 12h – Problemas de Pele
13/5, das 9 às 12h – Prevenção de Acidentes na Infância
17/6, das 9 às 12h – Primeiros Socorros à Criança I
26/8, das 9 às 12h – Primeiros Socorros à Criança II
21/10 – encerramento e entrega de certificados

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.