/

Cooperativa de Guardadores completa 14 anos de inclusão e geração de renda

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/03/2016

DivulgaçãoOs membros da Cooperativa de Guardadores de Carros de Embu das Artes comemoraram seu 14º aniversário 

Os membros da Cooperativa de Guardadores de Carros de Embu das Artes comemoraram seu 14º aniversário com muita alegria. Inaugurada em 2002, a Cooperativa de Guardadores foi um dos primeiros projetos da Incubadora de Cooperativas, no período em que o desemprego, segundo o IBGE, batia a casa dos 12,6% em Embu das Artes, e o prefeito Chico Brito estava à frente da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, no Governo Geraldo Cruz.

Atualmente com 65 cooperados, sendo que desses sete são mulheres, a Cooperativa de Guardadores é um projeto de inclusão social do Governo Municipal, e um instrumento de geração de renda. Trabalhando sete dias por semana, os guardadores conseguem, em média, R$800 por mês, graças a colaboração voluntária de munícipes e turistas.

Treinados, uniformizados e com crachá, os guardadores atuam no centro expandido da cidade, atendendo a quem visita o Centro Histórico, Outlets, Praça de Alimentação e, também, eventos específicos no Parque Francisco Rizzo, transmitindo segurança aos moradores e aos cerca de 20 mil turistas que passam pela Estância Turística de Embu das Artes aos finais de semana.

Mesmo com resultados satisfatórios, os cooperados são incentivados a ter a função de guardadores como uma fonte extra de renda e não como única opção.  Para que essa premissa seja possível, os cooperados devem seguir regras semelhantes à de um ambiente empresarial, com horário e local de atuação pré-definidos, além de participarem de constantes formações sobre trânsito, turismo e também de palestras e seminários ministrados pelo Sebrae.  Estando assim, ambientados e aptos a exercer outras funções profissionais no mercado de trabalho.

Durante a comemoração de aniversário, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, lembrou o início da Cooperativa, quando ela era uma associação de guardadores e falou do orgulho e da evolução do trabalho prestado.

A regularização da cooperativa, por meio das Leis Federais Nº 5.764/71 e 12.690/2012, pôs fim nas brigas, disputas por espaço e na cobrança irregular do serviço, prova disso foi a queda nas reclamações e o aumento da popularidade dos guardadores entre os comerciantes locais. Num período de sete anos, apenas três reclamações foram registradas pela Ouvidoria. Hoje, guardadores, munícipes, turistas e comerciantes comemoram essa conquista. Confira exemplos da transformação que a criação da cooperativa gerou na função de guardador e na vida dos seus cooperados:

José Heitor Bernardino da Silva, proprietário do Grupo de Artes, conta que tinha problemas com os guardadores mas que, hoje, a relação é completamente diferente.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.