/

Ação casa a casa elimina 2.690 possíveis focos do Aedes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/03/2016

DivulgaçãoO grupo visitou 3.480 residências

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 9/3, informa sobre os possíveis casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 100 casos notificados e 21 descartados. Há 79 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolfo Lutz, que demora em torno de 15 dias para ficar pronto.

Ação casa a casa elimina mais de  2.600 possíveis focos

No último sábado, dia 5/3, 89 agentes comunitários de saúde e de zoonoses, sob coordenação da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizaram uma ação casa a casa, passando pelas regiões dos bairros Jd. Santa Emilia, Presidente Kennedy, Novo Campo Limpo, Santo Eduardo e Emílio Carlos. Os agentes fizeram um trabalho de conscientização conversando com os munícipes sobre o combate ao Aedes aegypti e distribuindo o folheto explicativo, além de vistoriar e eliminar os focos.

O grupo visitou 3.480 residências. O número de casas trabalhadas, ou seja, que permitiram a vistoria total de suas casas, tanto no quintal quanto no interior, foi de 1.780. Já as visitas parciais, onde o proprietário permitiu apenas a entrada dos agentes nos quintais, somaram 293 casas. 196 moradores recusaram a vistoria, 2.690 recipientes continham água propícia a formação de criadouros e 93 pontos com larvas foram detectados.“As casas que foram visitadas tiveram um resultado positivo. O que deu pra notar é que as pessoas estão se preocupando mais com as doenças transmitidas pelo aedes”, afirmou a gerente do CCZ, Raquel Abambres Lopes.

Essa ação casa a casa foi viabilizada pelo Governo Federal, que disponibilizou recursos para os governos estaduais repassarem para os municípios. As cidades, por sua vez, desenham seu plano de trabalho de acordo com as necessidades. 

Embu das Artes está trabalhando com o número de casos autócnes (pessoas que contraíram a doença no município) registrados em 2015 na cidade, que foi de 858. “Estamos trabalhando primeiro os bairros que registraram muitos casos, até fazer uma varredura completa no município”, disse a coordenadora do CCZ. Os bairros com maior índice de casos no ano passado foram Santa Emília, Santo Eduardo, Santa Tereza, Independência,  Centro, São Luís, São Marcos, N. Sra. de Fátima e Dom José. A ação continua no próximo sábado nas regiões do Santo Eduardo e do Jd. Ângela.

Vale lembrar

A dengue, chikungunya e a zika são doenças graves transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e que podem ser fatais se não forem tratadas de forma adequada. Fique atento a alguns dos sintomas como febre (alta ou baixa), dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo, e procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa.

A dica é sempre tampar muito bem a água armazenada e manter a área de sua casa e do quintal limpos, sem lixo e objetos que possam acumular água. Não descarte lixo nas vias públicas. Para solicitar limpeza em terrenos particulares e casas desocupadas e faça denúncias pelo 0800 77 300 05. A fiscalização irá notificar o proprietário para que ele faça a limpeza.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.