/

Enchente deixou rastro de destruição e prejuízos; Defesa Civil trabalhou duro na limpeza das ruas

Por Sandra Pereira | 28/12/2015

Defesa CivilTrabalho de limpeza do centro de Taboão durou até o final deste domingo; equipes trabalharam duro

As equipes da Defesa Civil de Taboão da Serra trabalharam duro durante todo o domingo 27 para limpar a lama deixada pela enchente que atingiu as ruas da região central da cidade. O trabalho foi duro e doloroso segundo os funcionários que tiveram de remover das ruas móveis, objetos e pertences das mais de 200 casas e comércios atingidos pela enchente, que foi apontada pelos moradores como a pior dos últimos anos. Veja fotos aqui.

Em Embu das Artes a chuva de 100mm, causou estragos em toda a região central e atingiu até a sede da prefeitura.Já em Itapecerica da Serra a chuva repetiu tragédia de anos anteriores com a morte de quatro pessoas soterradas e a interdição de 37 casas pela Defesa Civil. A cidade vai iniciar 2016 chorando a tragédia pela perda precoce dessas quatro vidas. O sepultamento delas aconteceu em clima de comoção e revolta.

Em Taboão, enquanto as equipes da Defesa Civil e da empresa que faz a coleta de lixo limpavam as ruas do lado de dentro das casas os moradores se desdobravam para remover a lama fétida, limpar o que podia ser recuperado e tentar organizar a bagunça. É desoladora a situação da maioria das vítimas da enchente. Todas elas vão precisar de ajuda para recomeçar e já há grupos se mobilizando para recolher doações.

Apesar de viverem em uma área quase sempre alvo de enchentes os moradores disseram que ficaram surpresos com a força da tempestade e a rapidez com que o nível do córrego Poá subiu. Em algumas casas a água chegou a subir até 2 metros e foi praticamente impossível salvar alguma móvel ou objeto.

Para se ter uma idéia da gravidade da enchente do sábado, 26, basta levar em conta que o piscinão do largo do Extra, que fica na entrada de Taboão transbordou e toda a região ficou completamente debaixo de água.

A Saúde alerta aos moradores que tiveram contato com a água suja que fiquem atentos aos sintomas e procurem os serviços de saúde no caso de apresentar qualquer anomalia.

De acordo com a Defesa Civil o temporal que atingiu a cidade durou mais de uma hora e meia e choveu em quatro horas 72,8mm, volume  esperado para pelo menos 15 dias.



 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.