/

Agentes comunitários de Taboão são treinados para identificar doenças do sistema circulatório

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/12/2015

Victor Simões Capacitação do curso de socorrismo foi aplicado para Agentes Comunitários de Taboão da Serra 

Os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra realizaram um curso de socorrismo básico na Secretaria de Saúde. As aulas aconteceram entre os dias 23 e 26 de novembro e o tema foram as doenças que afetam o sistema circulatório.  

Os agentes comunitários visitam as pessoas em suas casas. Por serem próximos às famílias, eles conseguem identificar problemas de saúde e encaminhar o paciente para consultas médicas, por exemplo. Em Taboão existem 125 agentes distribuídos nas Unidades Básicas do Record, Panorama, Sílvio Sampaio, Margaridas, Santo Onofre e Salete.   

A prevenção e o tratamento de acidente vascular encefálico, parada cardiorrespiratória e engasgo são exemplos de conteúdos aplicados aos agentes comunitários nas aulas.  

As doenças do sistema circulatório são as principais causas de morte no Brasil atualmente. “Nosso objetivo com o curso é fazer com que essas enfermidades sejam detectadas o mais rápido possível. Os agentes comunitários de Taboão são extremamente qualificados e têm um papel fundamental nesse sentido”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

O curso, que teve atividades teóricas e práticas, reuniu cerca de 30 profissionais por aula na Secretaria de Saúde. 

Prevenção de doenças do sistema circulatório 

Para prevenir as enfermidades que afetam o sistema circulatório é fundamental manter hábitos saudáveis. Praticar exercícios físicos com acompanhamento médico, evitar o stress, dormir pelo menos sete horas por dia, consumir frutas e não comer alimentos que contenham gordura saturada são exemplos de ações que diminuem o risco de doenças no sistema circulatório. Também é recomendável não fumar e não abusar do consumo de bebidas alcoólicas.   

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.