/

Celebrações de matrizes africanas e Mulheres Negras marcam semana

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/11/2015

Guego

Mais de 170 pessoas acompanharam a abertura do II Águas de Embu das Artes com Reverência ao Sagrado, Roda e Cantigas Tradicionais Africanas e Samba de Roda, celebração dos povos de matriz africana que aconteceu no Pq. Francisco Rizzo no Dia da Consciência Negra, 20/11.

O rito faz parte da programação do Mês da Consciência Negra 2015 em Embu das Artes e contou com a presença de representantes de diversas cidades e de outros países: Bragança Paulista, São Paulo, São Bernardo do Campo, Cotia, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba, Carapicuíba, além da Nigéria, Senegal e Angola. 

O grupo infantil Oca de Carapicuíba fez a abertura do encontro. Após, o grupo participou da Procissão das Águas, que reverenciou a Oxalá  e Yabas, entidade da água. Ao final, todos se reuniram para confraternização e dança de samba de roda. 

No sábado e no domingo, os povos se reuniram novamente para prestigiar a abertura da exposição e da I Feira Afro e de Povos Tradicionais, com produtos africanos, comidas típicas e artesanato. O evento contou com a apresentação de grupos  de diversas cidades, além de palestras. Os dois dias somaram mais de 500 participantes e teve repercussão até na Nigéria. O rei Alayeluwa Adeyemi Akanbi Adediran, da cidade de Osun (sudoeste daquele país) gostou tanto da celebração que quer conhecer a cidade: “Nossos amigos publicaram nas redes sociais e temos amigos na Nigéria. As fotos acabaram chegando ao rei, que ficou bastante empolgado com o que viu”, disse uma das organizadoras do evento e membro do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Patrícia Antonelli. 

Marcha  

Um grupo de mulheres das cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia e Taboão da Serra participaram da I Marcha das Mulheres Negras (leia aqui a carta da marcha), ocorrida dia 18/11, em Brasília. Após 14 horas de viagem, elas marcharam com outras 20 mil mulheres de todo o Brasil até o Congresso Nacional. A Marcha vem sendo construída desde 2011 e é uma homenagem às ancestrais africanas e em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras. 

Depois da marcha, a presidenta Dilma Rousseff recebeu as representantes da marcha. Logo após, se reuniu com a subsecretária-geral das Nações Unidas (ONU) e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, que também participou da marcha. Phumzile inaugurou a programação global “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.