/

Abertura do Taboarte tem música, dança, exposição fotográfica e pintura

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/09/2010

A mostra de fotografia “Cinco Lentes, Uma Cidade” fica no espaço expositivo até o fim de setembro

Logo na abertura do Taboarte 2010, realizada no dia 1º, a prefeitura realizou uma mostra das atividades culturais que serão oferecidas durante o mês de setembro em Taboão da Serra. Na entrada do Cemur, onde aconteceu o evento, quadros, desenhos e esculturas expostas recepcionaram o público que logo depois foi surpreendido com o gingado e a animação do grupo de dança de HIP HOP do Liceu de Artes Municipal. 


E as manifestações artísticas continuaram até no momento solene da festa, quando ao invés da tradicional forma da execução do Hino Nacional, foi exibido um vídeo com imagens das aulas e atividades promovidas pela Secretaria de Cultura, com o Hino tocado em ritmo de samba como música de fundo. A vice-prefeita professora Márcia Regina responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, fez questão de ressaltar a importância do Taboarte na cidade. “Com o Taboarte, conseguimos promover a difusão cultural e ao mesmo tempo formar o público. Estamos oferecendo aos artistas a oportunidade de mostrar a sua produção e ao público a chance de conhecer os talentos que existem na nossa cidade e região”. 


Para o ator Eric Alvarez, há muito tempo os artistas da cidade anseiam por cultura. “O prefeito e a vice já realizaram muitas mudanças e implantaram importantes programas como o Cultura para Todos. E agora, reconheceram a importância de promover eventos com o Taboarte”. De acordo com o coordenador de difusão cultural, Luiz Domingues, o Taboarte é também uma vitrine. “Com essa mostra, os artistas do município podem ser vistos e reconhecidos para expandirem seus trabalhos”, ressalta Luiz. 


O evento de abertura também contou com o grupo de chorinho “Retratos”, que fez o público dançar com sucessos como brasileirinho, e foi encerrado com a palestra sobre Arte e Cultura com Sidney Akiyoshi.    


Mostra fotográfica reúne diferentes olhares sobre Taboão da Serra


Também como parte da programação do Taboarte, foi aberta no dia 1º, a mostra de fotografia e vídeo “Cinco Lentes, Uma Cidade”, no espaço expositivo do Centro de Memória. A exposição, com 28 fotos e um vídeo, retrata cenas do cotidiano taboanense, os bastidores do espetáculo da Paixão de Cristo e ensaios com cenários inusitados. 


Todas as imagens foram produzidas por profissionais de Taboão da Serra. São eles: Eduardo Toledo, Gustavo Gonçalves, Renato Riso, Ricardo Vaz e W. Raeder.  Eduardo Toledo, jornalista de formação e fundador do Portal O Taboanense, apresenta uma visão da cidade em seus aspectos urbanos utilizando técnicas de fotojornalismo. Já Renato Riso, um dos principais fotógrafos sociais e de estúdio da cidade traz uma visão diferente ao fotografar modelos tendo aspectos curiosos da cidade como cenário.


Ricardo Vaz jornalista e fotógrafo desenvolve um trabalho na cidade voltado para a assessoria de imprensa. Na mostra, ele apresenta flagrantes da periferia da cidade acompanhados de textos do poeta taboanense Sérgio Vaz. Wladimir Raeder é fotógrafo autoral que apresenta algumas imagens dos bastidores do tradicional evento da Paixão de Cristo da cidade numa abordagem plástica sob o tema “pontos de tensão.” Gustavo Gonçalves é artista visual de formação e produtor de vídeo que apresenta cenas da cidade mostrando uma visão mais poética do cotidiano.


A mostra é  gratuita e aberta ao público de segunda à sexta-feira das 09 às 17 horas. Na quarta-feira, dia 8, às 18 horas, acontece no espaço expositivo, uma mesa redonda com profissionais na área de artes e fotografia que irão debater, o tema “Olhares Nativos e Olhares Estrangeiros sobre a cidade”, tendo a exposição como base. 


Programação Taboarte: Teatro, música e dança

Nesta quinta e sexta-feira, dias 02 e 03, o Cemur recebe as peças de teatro “A Cura e Maktub Gaia” e “Grogrotó” às 20 horas. No sábado é a vez do HIP HOP, com DJ’s convidados, grupos de dança de rua e grafite. A programação conta ainda com mais apresentações teatrais nos dias 08, 09, 10, 14 e 15. Além disso, no próximo final de semana, 11 e 12, acontece também no Cemur, o Festival de Dança de Taboão da Serra com academias e escolas de diversas cidades do estado. 


E de 16 a 19 e 26 de setembro, das 15 às 22 horas, na praça Luiz Gonzaga no Pirajuçara, acontecem shows de rock, hip hop, samba, samba rock, MPB e Reggae, sempre a partir das 15 horas. E o encerramento da temporada 2010 será  no domingo, dia 26, na praça Luiz Gonzaga, com o grupo Candearte e a 1ª Parada do Orgulho LGBT de Taboão da Serra, a partir das 18 horas com shows de Drag Queens e da cantora Rita Cadillac. Para ter acesso a programação completa do Taboarte basta acessar o site da prefeitura de Taboão da Serra www.taboaodaserra.sp.gov.br.

Texto: Nely Rossany / Foto: Ricardo Vaz

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.