/

Clínicos gerais das UBS’s fazem curso de capacitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/10/2015

Victor SimõesCurso está sendo ministrado para clínicos gerais de Taboão da Serra

Os clínicos gerais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Taboão da Serra estão recebendo curso de capacitação no centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), na Cidade Intercap. Três aulas serão ministradas aos médicos, entre os meses de outubro e dezembro.  

O objetivo do curso é orientar os clínicos gerais para atender casos mais simples de transtornos psiquiátricos. Na primeira aula, realizada no dia 20 de outubro, foram abordados temas como a relação mádico-paciente, conceitos de angústia e ansiedade e síndromes compulsivas.   

O psiquiatra da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Paulo Toledo, que atua em Taboão desde 2007, ministra o curso para 25 clínicos gerais. “As aulas são voltadas para avaliação clínica e psíquica, para que os médicos possam receitar medicamentos que são utilizados em tratamentos psiquiátricos, mas que também podem ser usados para transtornos emocionais associados a outros problemas clínicos”, explicou. 

Outra preocupação dos médicos é não indicar aos psiquiatras pacientes com transtornos que podem ser sanados pelo clínico geral. “Com esse curso faremos com que o especialista na área não fique sobrecarregado, além de garantir ao paciente o atendimento com o clínico de sua confiança, que sempre o acompanhou”, ressaltou o Coordenador Municipal da Saúde do Adulto e clínico geral na UBS do Jardim Helena, Dr. Flávio Duayer.  

As próximas aulas acontecem em novembro e dezembro, com a discussão de assuntos como manejo de ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos, depressão primária e secundária e transtornos psicóticos secundários.  

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.