/

Professores, alunos e ex-alunos lamentam fechamento da EE João Baptista em Itapecerica

Por Sandra Pereira | 8/10/2015

DivulgaçãoTodos os alunos serão remanejados para outra escola do município.

O fechamento da Escola Estadual João Baptista de Oliveira, localizada na rua Major Manuel Francisco de Moraes, 186, no centro de Itapecerica da Serra caiu como uma bomba na cidade. A escola é uma das mais tradicionais do município. Por essa razão foi grande o lamento de todos com a decisão. A escola é considerada modelo em qualidade de educação em Itapecerica. Alcançou posição de destaque após divulgação do resultado do Saresp - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo - aplicado pela Secretaria da Educação em todo o estado. As informações iniciais indicam que a escola será fechada para dar lugar a Diretoria de Ensino de Itapecerica e Região.

“Basta observar os índices a escola está acima da média em todo o estado na última avaliação nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências de todas as escolas da rede”, disse um professor da escola que está inconformado com essa decisão.

 De acordo com ele em novembro passado um projeto de alunas do João Batista de Oliveira ficou em 3º lugar geral, entre alunos de todo o estado, em Ciências Sociais Aplicadas numa Feira de Ciências realizada no Museu do Catavento pela USP e também em 4ºlugar na mesma categoria na Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de 2015.

  “Essas informações indicam que o  ensino na escola é de excelência. Por  isso estamos lutando contra esse fechamento”, afirmou o docente.

Os alunos da escola João Baptista estão desolados desde que foram informados que serão transferidos para outras unidades de ensino da cidade. “Ninguém esperava uma coisa dessas. Estão falando que a escola vai fechar e nos vamos pra outros locais. Uma coisa assim é inaceitável ainda mais perto do final do ano”, contou.

 Entre os leitores do Jornal na Net a notícia do fechamento da escola causou comoção e revolta. Dezenas deles enviaram e-mails e comentários criticando duramente a decisão de fechar a escola.

“No meu ponto de vista, a disputa por vagas na Escola João Baptista de Oliveira, não se deve ao fato de ter uma localização privilegiada próxima à prefeitura, mas, por ter uma infraestrutura, bons professores, ensino de qualidade, entre outros. É lamentável essa decisão absurda do governo. Cortar gastos de serviços essenciais para a população”, disparou uma internauta.

 “Passei 9 anos da minha vida ai. Lamento muito esse absurdo que o governo pretende fazer. É inaceitável”, comentou um ex-aluno.

As críticas também se repetiram na Câmara Municipal do município. O vereador Gerson Lazarin lamentou o fato em sua página no Facebook. “Espero que esta notícia não se concretize. Meu carinho e meu respeito pelos grandes mestres que passaram pelo nosso João Baptista de Oliveira, onde estudei até a 8ª série e só não permaneci porque na época a escola ainda não tinha o antigo "colegial"”, afirmou.

As cidades da região terão atos contra o fechamento das escolas nesta sexta-feira, 9.

- Taboão da Serra concentração a partir das 7h na EE Catarina Comino

- Embu das Artes será na sexta-feira, dia 09, às 14h na EE Elizete Bertini no Jardim Santo Eduardo

- Itapecerica da Serra também na sexta às 14h na Praça da Árvore


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.