/

Maternidade Municipal apresenta a unidade para gestantes

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/10/2015

DivulogaçãoApós as palestras e roda de conversas, as gestantes fizeram um passeio para conhecer todas as instalações da maternidade

No mês de setembro, a Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores abriu suas portas para receber as gestantes que foram conhecer a unidade. As mamães que já haviam realizado o parto, mas ainda estavam internadas na unidade também participaram do encontro. 

As enfermeiras obstetras Adenilza de Souza e Maria Amélia Diniz de Moura passaram a manhã com essas gestantes promovendo orientações sobre os tipos de parto e os direitos da mulher no momento do parto; os cuidados no pós-parto, incluindo cuidados com o próprio corpo, com as próprias emoções e com o bebê; também falaram sobre a importância do apoio da família, sobretudo nesses primeiros momentos em que, para algumas mulheres, as habilidades maternas ainda estão sendo desenvolvidas. 

Mas a demonstração prática do parto ficou por conta do papai Anderson Machado de Paula. À pedido da equipe de enfermagem, Anderson, que estava acompanhando sua esposa Valéria Lima de Paula, aceitou a experiência de passar todo o período do encontro com uma barriga falsa que imita o peso e a sensação da gravidez, incluindo um boneco bebê. “É pesado, desconfortável, incomoda”, reclamou o papai. Pois é, Anderson, não basta ser pai. Na Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores, o pai tem que participar, sentindo as sensações da gravidez também. 

Com essa figuração, as enfermeiras demonstraram como se dá o nascimento, o primeiro choro, o corte do cordão umbilical, a retirada da placenta. 

Após as palestras e roda de conversas, as gestantes fizeram um passeio para conhecer todas as instalações da maternidade onde passarão esse momento marcante de suas vidas.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.