/

Prefeitura de Embu insere 220 jovens no mercado de trabalho

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/08/2010

Projovem de Embu insere 220 jovens no mercado de trabalho

O Projovem Trabalhador de Embu das Artes, programa do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal, conseguiu inserir 220 jovens – com idades entre 18 e 29 anos - no mercado de trabalho em três modalidades de contratações: Emprego formal, Estágio ou Jovem Aprendiz e Formas alternativas geradoras de renda. No total, 600 jovens se formaram pelo projeto. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece ao ente executor uma meta de inserção na qual, pelo menos, 30% dos jovens atendidos estejam ao término do programa inseridos no mercado de trabalho e Embu das Artes conseguiu superar esta meta.

Os jovens conseguiram empregos para vagas de auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, garçonete, auxiliar de linha de produção, auxiliar de embalagem, auxiliar de reposição, vendedor, operador de telemarketing, entre outros. Aqueles que não conseguiram empregos foram inseridos no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura, que alimenta o Sistema Nacional de Emprego (SINE), com o objetivo de viabilizar novas oportunidades de emprego no período posterior ao término do Programa.

A carga horária total do Projovem Trabalhador foi de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação básica, quando os jovens tiveram noções de como se preparar para entrar no mercado de trabalho e direitos da juventude, e 250 horas de qualificação profissional. Os participantes puderam optar por 13 cursos: Turismo, Comunicação Comunitária: Jornalismo, Administração, Informática, Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Arte e Cultura, Estética e Beleza, Autogestão e Cooperativismo, Tecnologia Sustentável em Construção Civil, Gastronomia, Produção de Vídeo e Processamento e Espacialização de Dados. O projeto é mais uma iniciativa da política de inclusão social do Governo Municipal para promover a juventude local, sendo também um meio pelo qual essas pessoas consigam ser inseridas no mercado de trabalho.

Brunno Rocha

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.