/

Escola de Gastronomia de Taboão promove desafio às turmas de Confeitaria

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/07/2015

Tamara FreitasAlunos da Escola de Gastronomia participaram do desafio Cake Boss

Os alunos de Confeitaria da Escola Municipal de Gastronomia encerraram o curso de uma maneira bem diferente e divertida. Atendendo à proposta do corpo docente no ‘1º Desafio Cake Boss’, as turmas se dividiram em três grupos para apresentarem um bolo no qual fossem aplicadas técnicas aprendidas durante as aulas. 

Para preparar os bolos, cada grupo teve duas horas e pôde gastar R$ 70,00 na compra de insumos. Todos tiveram liberdade para escolher os tipos de recheios, aromas e decoração de sua preferência e, posteriormente, foram avaliados por três jurados. Durante a avaliação, os alunos deveriam escolher um nome para o produto final, além de explicar a escolha dos ingredientes, o público-alvo, ocasião ideal para o alimento e preço de venda.

O professor do curso, Bruno Smith, e a diretora da Escola de Gastronomia, Lilian Ribeiro, fizeram suas considerações antes e depois de degustarem os bolos, avaliando a criatividade na escolha do nome e dos ingredientes, interação do grupo e apresentação do produto final. A publicitária Merces Calisto, por sua vez, levou em consideração questões mercadológicas, como as estratégias de venda do produto propostas pelos grupos e a possibilidade de aceitação pelos possíveis clientes, chamando a atenção para a necessidade de planejamento e aperfeiçoamento da visão de mercado. 

O primeiro grupo apresentou um tradicional bolo de casamento intitulado ‘Delícia de Pêssego’, com recheio de pêssego e brigadeiro branco. Os alunos fizeram o acabamento e decoração usando pasta americana, um dos ingredientes que aprenderam a manusear durante o curso. O segundo grupo resolveu inovar utilizando recheio de paçoca em um bolo chamado ‘O novo picadeiro’, uma sátira às irregularidades no Congresso, através da reprodução do Palácio do Planalto. O último grupo produziu um bolo com recheio de camafeu de nozes, usando uma decoração com bonecos em homenagem aos integrantes. 

Ao final do desafio, a diretora falou sobre a satisfação com a turma e o objetivo do desafio. “A proposta do Cake Boss é dar a vocês a noção do que é trabalhar sob pressão, com o tempo e o orçamento apertados, porque vocês terão que lidar com isso todos os dias”, disse Lilian. “É importante, também, exigir que vocês pensem financeiramente, e saibam definir valores de venda e fazer cálculos da maneira correta”, acrescentou. “Fico feliz em perceber a evolução de todos e vê-los fazendo o que ensinamos ao longo do curso”, comemorou a diretora. 

As próximas turmas de Confeitaria têm previsão para serem abertas em agosto. Os interessados, maiores de 16 anos, devem se inscrever na Escola de Gastronomia ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência em nome do aluno.

A Escola de Gastronomia oferece, também, cursos na área de Hotelaria, Eventos e Idiomas. Entre eles, estão: Serviço de Copa, Organização de Eventos, Limpeza Predical, Hotelaria Hospitalar, Inglês e Espanhol.

Serviço 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Cesário Dau, 535 – Jardim Maria Rosa – Telefone: 4788-7888
Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: 4787-3764/4787-3811
gastronomia.sde@taboaodaserra.gov.br

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.