/

Reza de Santa Cruz abre as festividades do aniversário de Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/05/2015

PMIS

Como início das festividades do aniversário da cidade, foi realizado, no último dia 03 de maio, a Reza de Santa Cruz, na avenida Salvador de Leone em Itapecerica da Serra. Tradicional evento de devoção, a reza acontece há mais de 80 anos no Cruzeiro, localizado na entrada da cidade.

No local reuniram-se diversos devotos para rezar, cantar e, em espírito de comunhão fraternal, celebrar uma data especial para a comunidade religiosa itapecericana. O evento contou com apoio da prefeitura através da Secretaria de Turismo, Departamento de Comunicação e Defesa Civil.

A tradição da Santa Cruz remonta à época do descobrimento do Brasil e foi muito estimulada pelos jesuítas; popularizou-se entre os índios no início da colonização. A cruz plantada pelos missionários aconteceu também em Itapecerica, provavelmente pelo padre Belchior Pontes, durante a catequese dos índios da região. “Foi o primeiro símbolo deixado pelo europeu na terra brasileira” (CASCUDO, p.616-7).

Em Itapecerica da Serra a tradição da Reza de Santa Cruz foi reiniciada por Jovino Mandu. O Sr. Mandu viveu uma experiência mística que levou-o a construir o Cruzeiro e iniciar a reza que acontece todos os anos. Um evento religioso que procura resgatar uma tradição cultural que marca as características dos primórdios de Itapecerica da Serra.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.