/

Vereadores de Taboão aprovam alterações no Plano Diretor em primeira votação

Por Sandra Pereira | 6/05/2015

Cynthia GonçalvesSessão aconteceu na noite desta terça-feira, dia 05, em Taboão da Serra 

Em regime de urgência especial e com ampla comemoração dos integrantes dos movimentos de moradia a Câmara Municipal de Taboão da Serra votou e aprovou as duas propostas de alteração de zoneamento do Plano Diretor e três emendas.  A primeira alteração se refere a chamada área da Niase, que deve receber um empreendimento imobiliário de alto padrão e até um hotel. Atualmente a área da Niase está classificada como zona industrial e passará a ser denominada de zona mista. A segunda área com mudança de zoneamento fica no Jardim Salete e deixará de ser zona mista para ser zona especial de Interesse Social (Zeis). A área do Salete vai receber empreendimentos de moradia por meio do projeto Minha Casa Minha Vida Entidades. A segunda votação da proposta está marcada para acontecer na próxima terça-feira.

“A primeira emenda retira da discussão nesse primeiro momento a área da Sorana, a igreja, os comércios e outras áreas menores. Houve consenso em relação a área da Niase. A segunda estabelece que empreendimentos que não são Habitação de Interesse Social (HIS) não vão poder ter os benefícios fiscais e trabalhistas de HIS. Agora para ter direito aos benefícios toda a construção tem que ser HIS. A última emenda prevê uma alteração no artigo 17.  Acredito que na próxima semana as emendas não devem ser aprovadas. Elas nem chegaram a ser discutidas. Nos deixamos passar para não prejudicar a votação”, afirmou o líder do governo, Eduardo Nóbrega.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido, disse que a região central perdeu a vocação industrial depois que a Niase e a Sorana Sul deixaram a cidade. Ele relatou que a área estava parada deixando de gerar renda. Cido comemorou a iniciativa de trazer um hotel para a região central e a possibilidade dos movimentos de moradia poderem iniciar rapidamente a construção de seus projetos habitacionais.

“Essa votação mantém a balança econômica da cidade em equilíbrio. Garantimos a demanda dos movimentos sociais e permitimos a implantação de projeto que vai gerar emprego e renda para nossa população. O setor de serviços e de hotelaria gera emprego e renda e isso é essencial para o desenvolvimento econômico. Claro que vamos acompanhar a questão do impacto, mas não dá pra ignorar que atualmente a região da Niase se tornou um elefante branco”, disse o presidente Cido.

Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Associação Habitacional Bem Viver, do projeto Santa Terezinha III e do Família Feliz lotaram o plenário da Câmara para acompanhar a votação. Com gritos, aplausos e palavras de ordem eles não escondiam a emoção diante da conquista de mais uma área. O projeto tramitou em regime de urgência com parecer favorável  dos 13 vereadores. Após horas de discussão os líderes dos movimentos comemoraram a aprovação com euforia.

No começo dos trabalhos o vereador Professor Moreira lembrou o caso do jovem morto durante uma tentativa de invasão de um terreno da prefeitura no Jardim Record durante o final de semana. Disse que a luta por moradia é justa e criticou a ação da Guarda Municipal que acabou ceifando a vida do rapaz que lutava para realizar o sonho da casa própria.

Matando saudades da tribuna da Câmara onde permaneceu por mais de 20 anos Paulo Félix disse que a votação representa um passo gigantesco para quem luta por moradia na cidade. “Estivemos numa audiência pública que foi cancelada. Viemos na outra e agora estamos vendo ela se concretizar. Esse o poder desarmado da república. A única arma que o sustenta esses pilares é a representação popular”

Parafraseando Júlio Cesar ele disse que a sorte está lançada e agora os movimentos vão lutar pelas demandas no CDHU, órgãos estaduais e a saúde.

Como já é recorrente nas sessões do legislativo que contam com a participação de integrantes dos movimentos de moradia os vereadores se revezam no  uso da tribuna em discursos elogiosos. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.