/

Embu terá intercâmbio educacional com cidade de Hino no Japão

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 13/04/2015

PMEA

A Prefeitura de Embu das Artes e a Associação Embu-Hino (no Japão) estão construindo um protocolo de intenções de Cooperação Educacional entre as duas cidades que mantêm uma relação de amizade e interação mútua desde 1982.

Para avançar com a proposta, os secretários de Educação, Paulo Vicente dos Reis, do Turismo, Valdir Barbosa, o presidente da Associação Embu-Hino, Yasuyuki Hirasaki, assessor da Presidência da Sansuy S. A. Indústria de Plásticos, e o ex-presidente da entidade, Paulo Sugawara, estiveram na cidade de Hino, de 12 a 20 de março.

Além de participar das comemorações de aniversário da cidade (60 anos), os secretários visitaram a rede municipal de escolas, a sede da entidade em Hino, uma Usina de Tratamento de Lixo. “É incrível a disciplina e organização do povo japonês”, contou Valdir Barbosa, impressionado com a limpeza e com os costumes locais. Em todos os ambientes, os sapatos são deixados do lado de fora e todos usam chinelos. Nas escolas, por exemplo, não se vê uma sujeira no chão e a limpeza é feita pelos próprios alunos.

“Os japoneses aprovaram o Protocolo de Intenções e vão submeter o projeto ao Conselho de Educação e ao Departamento de Educação de Hino e até o final de maio darão retorno sobre aos encaminhamentos”, explicou Paulo Vicente, cuja pasta já está trabalhando para colocar em contato os coordenadores pedagógicos de Embu com os de Hino para trabalhar aspectos relevantes da organização escolar, disciplina e aspectos pedagógicos, como a limpeza da escola. A cultura das duas cidades e as práticas culturais do cotidiano também está no intercâmbio. Após essa experiência, a ideia é colocar um grupo de alunos para interagir com alunos de Hino, no primeiro momento, pela internet.

Uma proposta bem concreta é proporcionar a aprendizagem da Língua Japonesa aos alunos da rede municipal de Embu das Artes e, em contrapartida, da Língua Portuguesa aos estudantes japoneses.

Segundo Valdir Barbosa, o protocolo de intenções entre as duas cidades é o reconhecimento da contribuição feita pela colônia japonesa ao Brasil e à cidade de Embu das Artes.

Hino

Hino é cidade da província de Shiga, a 450 km de Tóquio, com cerca de 170 mil habitantes. Ela é cidade-irmã de Embu das Artes no Brasil e tem laços de cooperação desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82. As cidades são reconhecidas por possuírem características semelhantes - geográfica, política, econômica, cultural e referências históricas comuns.

Em julho de 2014, uma comitiva da cidade japonesa esteve em Embu das Artes e, durante o encontro com a Delegação, o prefeito Chico Brito destacou a contribuição da colônia nipônica para a formação da cidade através de loteamentos, das cooperativas agrícolas e da arte.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.