/

Prefeito Chico Brito e vereadores cobram melhoria nos serviços da Eletropaulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/03/2015

Guego

Reunião entre o prefeito Chico Brito, vereadores e a AES Eletropaulo aconteceu na segunda-feira (16/3), no Gabinete, para tratar de problemas operacionais que vêm ocorrendo no município, como falta de energia em muitos bairros, o alto número de pedidos de poda de árvores próximas à rede elétrica (causadores por vezes da queda de força) e a implantação da nova subestação de energia elétrica.

Com o aumento do consumo de eletricidade e a expectativa da instalação de novas corporações na cidade - como corredor empresarial que deverá receber 50 empresas em 10 anos - Chico Brito indagou sobre o potencial da nova subestação: ”A distribuição de energia dá conta de atender a população e novos empreendimentos?”.

Em resposta, o diretor de Clientes Públicos da AES Eletropaulo, Artur Tavares, afirmou categoricamente que a nova subestação de Embu das Artes, com 120mva de potência, já possui condições de prover casas e a chegada de novas empresas: “Temos capacidade, carga e estrutura para supri-los”, disse.

Falta energia e poda de árvore

“As chuvas impactam bastante na manutenção da iluminação pública. Creio que para inibir esses percalços, é preciso programar e criar ações preventivas para a poda de árvores”, reivindicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Gera Juncal. Cerca de 15 pedidos de podas de árvores por mês foram solicitados por munícipes à Prefeitura em 2014.

O vice-prefeito Natinha, também secretário de Serviços Urbanos, pediu mais interlocução da instituição na questão das podas: “Somos muito cobrados pela população quando acaba a luz, que não entende muitas vezes que nossas ações são limitadas por dependermos da Eletropaulo quando a vegetação atinge a fiação elétrica”.

Entre os vereadores, as solicitações foram poda de árvore (de forma mais adequada e duradoura), solução para falta de energia nas ruas de diversos bairros (que causa aos moradores prejuízos com medicamentos, alimentos e eletrodomésticos e facilita a ocorrência de assaltos e furtos), corte de galhos de eucaliptos na av. João de Batista Medina, recolhimento adequado dos restos de árvores cortados, bloqueio ao acesso dos terrenos da Eletropaulo (que favorecem o depósito de entulhos e a presença de usuários de drogas).

Sobre a falta de energia, Tavares apontou a desproporcional quantidade de queda de árvores na Grande São Paulo em decorrência das chuvas desde dezembro de 2014: “Pra ser ter ideia, só na Capital caíram 1.000 árvores em 15 dias, e isso sobrecarregou nossas equipes”, declarou.

O diretor sugeriu a participação dos Bombeiros e da Defesa Civil na facilitação do acesso das equipes da Eletropaulo a locais alagados, em períodos de fortes chuvas, para agilizar o serviço de retomada da energia.

Ao final, Tavares propôs um “Acordo Operativo” entre Eletropaulo e Prefeitura para solucionar mais rapidamente as demandas da população de Embu das Artes. “Vamos fazer uma ação conjunta para podar árvores e retirar entulhos, com cada um exercendo sua competência”.

A Eletropaulo, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, a Defesa Civil, Engeluz e Bombeiros deverão ser os órgãos envolvidos nesse mutirão, determinou o prefeito Chico Brito.

Outros pedidos

O alargamento e posteamento de avenidas (como a Estrada das Veredas e a Vereador Jorge de Souza) também foram requeridos por Chico Brito.

Já o secretário de Obras, Nelson Pedroso, solicitou a ligação da rede elétrica aos novos prédios públicos que deverão funcionar futuramente, como a UPA Santo Eduardo, a UBS Jardim Angela, a Praça do Jd. do Colégio e a Praça do Jd. Tomé.

Queixas no Procon

No ano de 2014, o Procon de Embu das Artes registrou 80 queixas enviadas à Eletropaulo. Em 2015, já foram 33 reclamações. Na proporção mensal, houve aumento de 40% com relação ao ano anterior, até o momento.

Também presentes à reunião

AES Eletropaulo: José Antonio Martins (gerente de Poder Público); Andrea Câmara Andrade (coordenadora de Clientes Públicos); Nadja Regina de Souza (gestora comercial) e Valdir Stokna (coordenador de desempenho de rede).

Vereadores: Doda Pinheiro, Gilson Oliveira, Clidão do Táxi, Luis do Depósito, João Leite, Jefferson do Caminhão e Rosana Almeida. 

Assista reportagem do SPTV sobre falta de energia em Embu das Artes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.