/

Associação Embu-Hino tem novo presidente

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/02/2015

Everaldo Silva/PMETEA

A Associação Embu-Hino tem um novo presidente: Yasuyuki Hirasaki, assessor da Presidência da Sansuy S. A. Indústria de Plásticos, empresa instalada no município. A decisão ocorreu na sexta-feira (20/2) durante reunião entre membros da diretoria e do conselho da entidade na Prefeitura de Embu das Artes.

Hirasaki também é diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), vice-presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, presidente do Grupo Amigos do Pirarucu Brasil (GAP-BR), entre outras instituições.

“Com meu conhecimento, articulação e relacionamento, posso ajudar a por em prática, mais rapidamente, as ações de intercâmbio educacional e cultural entre as duas cidades”, declarou Hirasaki.

Hino é cidade da província de Shiga, a 450 km de Tóquio, com cerca de 170 mil habitantes. Ela é cidade-irmã de Embu das Artes no Brasil e tem laços de cooperação desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82. As cidades são reconhecidas por possuírem características semelhantes - geográfica, política, econômica, cultural e referências históricas comuns.

O secretário de Governo, Paulo Giannini, ressaltou a necessidade da Associação avançar na proposta de cooperação em áreas de interesse comum entre as co-irmãs. “Professores e estudantes da rede de ensino das duas cidades deverão trocar informações sobre educação neste ano e, em 2016, a relação se estreitará entre o corpo docente delas”, revelou.

Em julho de 2014, uma comitiva da cidade japonesa esteve em Embu das Artes e, durante o encontro com a Delegação, o prefeito Chico Brito destacou a contribuição da colônia nipônica para a formação da cidade através de loteamentos, das cooperativas agrícolas e da arte.

Na ocasião, Chico Brito foi convidado a participar do aniversário de 60 anos de Fusão das Cidades e Aldeias em Hino, no Japão, a convite do prefeito de Hino, Naohiro Fujisawa. A solenidade acontecerá no mês de março.

Ainda naquele encontro, as duas cidades acordaram em estabelecer um Protocolo de Intenções com objetivo de cooperação educacional.

Também presentes na reunião: secretários municipais Valdir Barbosa (Turismo), Maria Emília dos Santos (Controladoria); secretário executivo do Conisud, Paulo Oliveira; ex-presidente da Associação Embu-Hino, Paulo Sugahara, e o diretor do jornal Hora Exata, Olmaro Bebiano.

Aprendendo japonês

O Protocolo de Intenções será oficializado em março, com a assinatura do documento entre as cidades, durante a visita da comitiva embuense ao Japão. O objetivo deste instrumento é proporcionar a aprendizagem da Língua Japonesa aos alunos da rede municipal de Embu das Artes e, em contrapartida, da Língua Portuguesa aos estudantes japoneses.

A relação de amizade e interação mútua existente desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82, a forte presença a colônia japonesa no município, que culminou na Semana da Cultura Japonesa e o dia municipal da imigração japonesa em 18 de junho, além da visitação da Delegação de Hino à cidade em julho de 2014, reforçaram o interesse recíproco em fomentar a cooperação educacional e cultural.

A compreensão da cultura do Japão são considerados elementos importantes para contribuir para a educação de crianças e adolescentes daqui, que se encontram em um mundo cada vez mais unificado.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.