/

Suplentes já iniciaram corrida para assumir cargos nas Câmaras

Por Sandra Pereira | 14/09/2009

Suplentes de vereador estão cheios de expectativa por causa da votação da PEC que deve acontecer essa semana

Os suplentes de vereador das cidades do Conisud estão em polvorosa em função da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores do Brasil, de 51.748 para até 59.791.

A expectativa deles é de que a votação em segundo turno aconteça ainda essa semana. Eles querem assumir as novas cadeiras nas Câmaras o quanto antes.


“A gente está correndo para todo lado. Falando com deputado, conversando com os vereadores e pedindo o apoio do prefeito. Tem que ser desse jeito, senão não vai dar certo”, afirma o suplente de vereador de Taboão, Tales Franco.


Ele é um dos mais empenhados no assunto na região. Em Itapecerica da Serra, Edgard Cruz, que também é suplente não fica para trás. Ele acompanha a votação de camarote e ainda mantém os demais informados. “Só vamos comemorar depois da votação em segundo turno”, avisa, mas não esconde o seu otimismo.


Assim como eles, a maioria dos suplentes está confiante de que vai poder assumir o cargo de vereador ainda esse ano. Para alcançar essa meta eles estão pra lá de mobilizados buscando o apoio dos demais vereadores e dos prefeitos.
Muitos acreditam e defendem que a mobilização dos suplentes foi quem garantiu que o assunto entrasse na pauta da Câmara Federal ainda esse ano.

Em algumas cidades os suplentes já estão se reunindo para definir como vão agir após a votação da PEC no segundo turno. Na votação do  1º turno ela foi aprovada por 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.

Com a aprovação da PEC, Taboão da Serra e  Embu das Artes poderão ter até 21 vereadores. Itapecerica e Embu-Guaçu podem ter 17. Já  São Lourenço da Serra e Juquitiba poderão ter até 13 vereadores.

Algumas cidades terão que fixar o número exato de vereadores fazendo alterações na Lei Orgânica.

A PEC estabelece  24 faixas fixando o número de vereadores para todo o país, de acordo com a população dos municípios.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.