/

Mesa diretora da Câmara visita secretaria de Segurança de Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 10/02/2015

Cynthia GonçalvesVereadores da mesa diretora durante encontro com o comando da GCM de Taboão da Serra

A mesa diretora da Câmara de Taboão visitou nesta segunda-feira, 9, a Secretaria de Segurança Pública da cidade para tratar das ações realizadas pela pasta e apresentar demandas da população para a área. O presidente da Câmara Municipal, José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, o vice-presidente da Casa, Carlinhos do Leme, a 1ª secretária, Joice Silva e a 2ª secretária, Érica Franquini foram recebidos pelo secretário Gerson Brito e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Leonel Vieira. O presidente da Câmara, Cido da Yafarma, informou aos presentes que a Ouvidoria da Casa identificou que a segurança é a principal demanda da população de Taboão na atualidade.

A ação visando promover o estreitamento da relação institucional entre a  Casa de Leis e a pasta da Segurança Pública foi elogiada pelo secretário que apresentou balanço do trabalho da GCM contra o descarte de entulho, no cumprimento da Lei do Silêncio,  combate à violência, bem como os investimentos feitos pela administração municipal para ampliar efetivo, adquirir viaturas, bases móveis, implantar monitoramento eletrônico e ampliar a segurança dos moradores. 

Gerson Brito antecipou que a GCM fará novo concurso público esse ano, o terceiro na gestão Fernando Fernandes. Antes dele, segundo o secretário, será feito concurso interno para promoção dos agentes. O secretário contou que serão adquiridas novas bases móveis e revelou que o maior desafio da pasta é mudar o Estatuto da GCM, a fim de adequar o mesmo a legislação federal que garantiu poder de polícia a corporação. Ele relatou que a aposentadoria especial da GCM de Taboão serve de modelo para o país e comemorou o fato de recentemente ter sido escolhido para assumir a liderança do GGI, que envolve 20 cidades da região. 

“Quero agradecer e parabenizar a Câmara por essa iniciativa tão nobre. Vocês fazem a lei, mas não sabem como está sendo cumprida. Fico feliz de ver uma mesa tão competente e responsável com as coisas públicas”, disse Gerson Brito. “Quando assumimos encontramos a GCM numa situação complicada. Os guardas sofriam com o descaso do passado, estavam desmotivados. Trabalhamos muito para mudar essa realidade. É um desafio diário para mim”, afirmou o secretário.

O presidente da Câmara, Cido da Yafarma, citou que ações como a implantação das bases móveis de segurança estão sendo elogiadas pela população e lembrou que os bairros ainda não atendidos e as áreas limites com outras cidades também esperam a chegada das bases. O vereadores citaram o Jardim Record, Saint Moritz, Mirna e Pazzini, como locais onde devem ser implantadas bases móveis.

“Para nós da Câmara  é importante conhecer as ações realizadas na área de segurança. Entender o efeito das bases móveis no seu entorno. Saber sobre aumento de efetivo e monitoramento eletrônico, por exemplo. Entendemos que a GCM vive um novo momento, mas ainda existem problemas e estamos aqui para contribuir com a solução. Paralelamente, queremos que a instituição Câmara Municipal entenda mais e participe ativamente dos trabalhos”, disse o presidente Cido. 

 O vice-presidente da Câmara, Carlinhos do Leme, observou que a segurança pública possuiu características diferenciadas, como a migração dos crimes para regiões onde o policiamento é menor. Ele elogiou os 24 anos de criação da GCM e disse que a guarda conta com o reconhecimento e carinho da população.

“As bases são uma conquista importante e temos que ampliar essa ação. Segurança é assim: resolve aqui, migra para lá. Outra coisa importante que vem sendo feita é a apreensão de carros por excesso de barulho. Os infratores reclamam, mas a população apóia. A guarda resolveu o problema de entulho na cidade. Tem muita apreensão de caminhão”, afirmou, Carlinhos do Leme acrescentando que a questão da segurança é um problema social.

A vereadora Joice Silva, 1ª secretária da Câmara, salientou que a guarda é parte essencial na garantia da segurança pública em Taboão. Falou que a GCM já cumpria há tempos papel de polícia que agora está reconhecido por meio de lei. Citando conjuntura nacional Joice Silva observou o crescimento da violência e neste contexto disse que a GCM é quem mais atua no combate ao crime. No encontro com o secretário ela solicitou a implantação de base móvel no Pazzine.

“Não tem como ignorar a criminalidade. Ela existe. Está ai. Mas a nossa guarda vem fazendo um grande trabalho. Cumprindo bem o seu papel. Muitas vezes fazendo bem mais que a Polícia Militar. Aqui em Taboão quem resolve o problema da segurança é a GCM. Nossos guardam sentem orgulho da farda e mostram isso”, sentenciou Joice Silva.

Ela se posicionou favorável que os vereadores adotem postura única quanto aos casos de munícipes que tiverem veículos apreendidos por descarte de entulho e excesso de barulho. Disse ser essencial o cumprimento das leis aprovadas na Casa e salientou que a flexibilização para atender casos específicos enfraquece a todos e favorece a reincidência. 

Érica Franquini, 2ª secretária da Câmara, lembrou que o vereador é o elo direto com a população. Citou que essa característica faz com que eles entendam mais as necessidades da população. Disse que frequentemente solicita apoio da pasta para atender solicitação dos moradores. Ela solicitou a implantação de base móvel de segurança na região do Mirna. Para a vereadora é essencial o trabalho da guarda para ampliar a sensação de segurança.

“Quero parabenizar ao secretário pelo trabalho e dizer que a gente traz tantas demandas porque somos a caixa de ressonância da população”, alertou.

Durante a visita da mesa diretora o secretário Gerson Brito fez balanço positivo das bases móveis, que segundo ele acabam se tornando fixas graças a aceitação da população. Para ele o videomonitoramento é o caminho para o combate a violência. Tanto o secretário quanto os vereadores integrantes da mesa fizeram balanço positivo da visita. 


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.