/

Prefeitura de Taboão conclui cursos contra violência doméstica

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/11/2014

DivulgaçãoEquipe multidisciplinar encerrou o projeto “Tempo de Despertar” onde 30 homens agressores participaram e tiveram a pena atenuada 

O projeto da Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Ministério Público de São Paulo, batizado como “Tempo de Despertar”, que tem como objetivo a realização de um trabalho em rede com os autores de violência contra a mulher, teve o encerramento dos primeiros cursos no dia 25 de novembro.

Com o apoio do Poder Judiciário;  das Secretarias Municipais da Saúde, da Segurança Pública, de  Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, além da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, sete encontros foram realizados, com palestras educativas e exposição de vídeos.

Participaram 30 homens que respondem a inquérito policial ou estão com processos em andamento. Não puderam ser incluídos aqueles que tenham cometido crimes sexuais, estejam com a liberdade cerceada, sejam dependentes químicos com comprometimento, tenham transtornos psiquiátricos ou autores de crimes dolosos contra a vida. Através do projeto, os participantes que compareceram a todas as reuniões tiveram a chance de ter a pena atenuada.  

O curso também tinha como objetivo auxiliar na inserção socioeconômica e no encaminhamento para tratamento de dependência de drogas e álcool ou acompanhamento psicológico e psiquiátrico, quando verificada a necessidade.

Os agressores foram acompanhados, durante o processo, por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher. A secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou que o projeto é um desafio para Prefeitura e para a Promotoria. “Resgatar a questão da cidadania e colocar esses homens no leito das suas famílias foi um desafio muito grande, pois tivemos que acompanhar o dia a dia de suas atitudes para que essas agressões não se repitam”, conta.

O último encontro foi emocionante, com depoimentos dos participantes relatando algumas mudanças no seu cotidiano familiar. Muitos viram o projeto como recomeço, reconhecendo a gravidade da agressão doméstica. A promotora de Justiça, Dra. Maria Gabriela Prado Mansur, enfatizou a necessidade da formação do curso para criar uma esperança de modificação nesses homens. “Agradeço o esforço de cada um em participar e por permitirem criar uma conscientização de não violência”, diz.  “Estou muito feliz, pois tivemos êxito em alguns casos”, finaliza.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.