/

Campanha contra a poliomielite e sarampo continua até o dia 28 em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/11/2014

Vagner HernandezCampanha contra a poliomielite, caxumba, sarampo e rubéola vai até o dia 28 de novembro nas UBS 

As campanhas contra a poliomielite e o sarampo foram estendidas até o dia 28 de novembro nas doze UBS – Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra para que os pais levem seus filhos até a unidade mais próxima e dessa forma as imunizem contra doença. 

Com a carteirinha de vacinação, qualquer UBS, vai aplicar a gotinha contra a paralisia infantil e a vacina que evita o sarampo, caxumba e rubéola. “Serão mais quinze dias de vacinação para que consigamos atingir a meta, do Ministério da Saúde, que é imunizar 95% das crianças de seis meses a quatro anos e onze meses e 29 dias”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Taboão, no primeiro dia de campanha realizada no sábado, 08, das crianças dentro da faixa etária que devem receber as vacinas, 5501 entre seis meses e cinco anos incompletos foram imunizadas contra a paralisia infantil o que corresponde a 31,36% da meta. “Ainda conseguimos aplicar 4802 doses contra o sarampo, caxumba e rubéola equivalente a 31,40% da meta estimada em crianças de 1 a 5 anos incompletos”, salientou Dra. Raquel Zaicaner.  

As doenças

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Serviço 

Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo
Local: Unidades Básicas de Saúde dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama. 
Data: até dia 28 de novembro
Horário: das 8h às 17h

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.