/

Nóbrega convoca prefeito para interferir na eleição da nova mesa da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 12/11/2014

Sandra PereiraEduardo Nóbrega diz que participação do prefeito na eleição é inevitável e interfere na sucessão em 2016

Há menos de 20 dias da eleição para a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Taboão da Serra, marcada para o dia 9 de dezembro, o presidente da Casa, Eduardo Nóbrega, convocou o prefeito Fernando Fernandes  para ser “o árbitro” no jogo para a escolha da nova presidência. Ele enfatizou que a participação do prefeito na eleição da nova mesa é inevitável. Revelou que a eleição da Câmara vai determinar como será a reeleição do prefeito em 2016, ou seja, que grupo político irá apoiá-lo e adiantou já ter comunicado isso ao prefeito. Nobrega disse que Fernando Fernandes reagiu com naturalidade a “intimação” feita por ele e contou que a interferência do prefeito no pleito da Casa é defendida por todos os vereadores da chamada base natural.

“A eleição da Câmara traça destinos e circunstâncias que vão compor a eleição em 2016. O prefeito tem que participar do processo eleitoral para garantir o acordo da base. Estou afirmando que a participação do prefeito é inevitável. Ele tem que garantir que a regra estabelecida na base seja cumprida. A regra é que o presidente será escolhido entre os 10 membros da base governista, sem voto da oposição. É inevitável a participação dele. Ele não tem escolha. Tem que participar porque implica diretamente na reeleição dele”, enfatizou o presidente, acrescentando já ter dito isso ao prefeito pessoalmente.

Quando informado pela imprensa que o prefeito frequentemente repete que não vai interferir na eleição da Casa ele afirmou que “ele vai participar sim, e que no decorrer dos dias vai ter vontade de fazer isso. Não na indicação de nomes, mas como árbitro garantindo que a regra do jogo presidenciável será cumprida”.


Eduardo Nóbrega lembra que o prefeito já assumiu o cargo várias vezes e entende o jogo político. Para ele o mandatário   caminha a passos largos para a reeleição. De modo que nessa situação detém um poder de persuasão maior do que aqueles prefeitos  que estão no segundo mandato. 


“Acredito que o que vai acontecer daqui pra frente é uma situação que implicará muito o governo municipal. O Executivo tem que passar de telespectador desse momento que a Câmara vive para uma ação mais efetiva. A pacificação dos discursos aqui na Casa, direciona, chama ou convoca o prefeito para uma participação mais ativa do processo eleitoral da Câmara. Ele tem que participar não na escolha do nome, mas na garantia do cumprimento da regra do jogo, como um árbitro”, observou.

De acordo com o presidente a Casa tem 4 candidatos a presidência: André Egydio, Carlinhos do Leme, Marco Porta, Marcos Paulo e Cido da Yafarma. Todos correm nos bastidores em busca de voto numa das disputas mais acirradas da história recente da Casa. A corrida presidencial rachou a Câmara e ao que tudo indica a paz só voltará a reinar após a eleição.
Para evitar confusão na Câmara, o polêmico projeto que previa a abertura de concurso público para o preenchimento de cargos na Câmara Municipal de Taboão da Serra não voltou a pauta da sessão. O presidente disse que o projeto foi retirado para evitar ser boi de piranha.

“Fizeram cavalo de batalha em cima de um projeto importantíssimo. Na nova câmara precisamos desse quadro de funcionários. Após a eleição da nova mesa diretora esse projeto deve entrar em pauta até para facilitar a vida do novo presidente”, 

Inauguração da Câmara

A nova sede da Câmara Municipal de Taboão da Serra será inaugurada no dia 2, em sessão solene. No dia 9 haverá a tão esperada escolha da nova mesa diretora e a 1ª votação do orçamento para 2015. A matéria é a mais importante aprovada no Legislativo e tem de ser aprovada em duas votações. Logo depois de aprovar o orçamento de 2015 a Casa entra em recesso e só volta no ano seguinte com novas instalações e nova diretoria.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.