Escolas vão às ruas para promover a segurança no trânsito


Instituições atendidas pelo Projeto Escola Arteris realizam desde distribuição de folhetos educativos até curso para motoristas de transporte escolar. Evento premia as instituições que se destacaram em 2015

Mobilizar alunos e professores de escolas públicas para promover um trânsito mais seguro. Esse é o principal objetivo do Projeto Escola Arteris, desenvolvido na Autopista Régis Bittencourt e em outras 9 concessionárias do Grupo Arteris, e que atendeu mais de 250 mil alunos em 2015. Para marcar o fim do ano letivo, evento de premiação será realizado no dia 11, em Registro (SP), e reunirá as escolas que se destacaram no ano.

A atuação do Projeto Escola na Autopista Régis Bittencourt abrange os municípios de São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Juquiá, Barra do Turvo, Cajati, Jacupiranga, Miracatu, Registro, Pariquera-açu, Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul. Ao todo, 700 professores e 12 mil estudantes foram envolvidos nas atividades.

Diversas iniciativas levaram as escolas às ruas em atividades criativas e que impactaram não somente professores e alunos, mas também pais e moradores das cidades vizinhas à BR-116. É o caso da a EM Professora Nilce Terezinha Zanetti, de Campina Grande do Sul/PR, que pelo segundo ano consecutivo conquistou o prêmio de Destaque do Ano.

A escola convidou os motoristas do transporte escolar para um dia de formação, com o objetivo de repassar a eles conceitos de humanização no trânsito. “A formação foi uma dinâmica que trouxe grande aprendizado para todos. No encerramento, os alunos até entregaram um certificado simbólico, valorizando ainda mais esse momento”, destaca Francieli dos Santos, coordenadora do projeto na escola.

Já os alunos da EMEF Prof. Carlos Alberto Vigneron, de Jacupiranga, investiram em ação para o Dia do Pedestre, comemorado em 8 de agosto. Com o objetivo de conscientizar os pedestres a transitar de forma segura em rodovias e nas vias urbanas ao seu redor, os alunos distribuíram folhetos em frente à escola, onde há uma faixa de pedestre com grande circulação de pessoas.

“O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições. Todas os participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, comenta a coordenadora Pedagógica Corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi.

Premiação

No dia 11 de dezembro, o evento de premiação reunirá as escolas que melhor difundiram os ensinamentos do programa “Educar para Humanizar o Trânsito” em 2015. O evento acontecerá no Estoril Palace Hotel, em Registro (SP), às 13h.

As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos. Também foram avaliadas a diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos e a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

Durante as comemorações de encerramento, também serão premiados os desenhos dos alunos vencedores do 2º Concurso de Cartões de Natal. O concurso foi dirigido aos estudantes das escolas públicas acompanhadas pelo Projeto nos 13 municípios da região.

O tema deste ano foi "Vida em trânsito: da reflexão à ação". Por ser um concurso de Natal, os estudantes precisaram também incluir nos desenhos o cenário natalino. Os dois trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal e entregues aos convidados do evento e para a escola premiada, com uma mensagem de final de ano.

Destaque 2015:

· E.M. Professora Nilce Terezinha Zanetti, de Campina Grande do Sul (PR)

Menções honrosas:

· E.M. Terra Boa, de Juquitiba (SP)

· E.M.E.I.E.F. Bairro Engano, de Miracatu (SP)

· E.M.E.B. Profº Conceição Collaço, de Jacupiranga (SP)

· E.M.E.F. Profº Carlos Alberto Vigneron, de Jacupiranga (SP)

· E.M.E.B. Profª Maria Izabel Mota Ferreira, de Barra do Turvo (SP)

Sobre o Projeto Escola Arteris

Criado em 2001, o Projeto Escola Arteris tem como objetivo principal formar cidadãos conscientes e informá-los da importância do respeito à vida no trânsito, reforçando a importância de hábitos cidadãos.

O Projeto Escola envolve alunos de escolas públicas do ensino infantil, fundamental ciclo 1, fundamental ciclo 2, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em 2015, mais de 250 mil estudantes de 500 escolas públicas foram atendidos pelo projeto, que alcança 127 municípios vizinhos às rodovias administradas pela Arteris em cinco estados das regiões Sul e Sudeste.

Enviar sua opnião

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.