Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Embu aprovam Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 6/11/2014

sessao_05_embu

Adriana MonteiroVereadores apreciam projeto de lei complementar na sessão da quarta-feira, 05

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram em regime de urgência especial o Projeto de Lei Complementar 15/2014, de autoria do Executivo, que institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, seguindo a determinação do artigo 18 da Lei Federal n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Também foi aprovada a  moção de repúdio 21/2014, de autoria do vereador Edvânio Mendes, contra as manifestações ofensivas praticadas aos nordestinos e nortistas, após o final da eleição presidencial, principalmente nas redes sociais.

O PLC 15/2014, permite que o município estabeleça direcionamento que possibilita a gestão municipal a construção do sistema municipal de resíduos sólidos, seguindo o que determina os Planos Estaduais e Nacionais de Resíduos Sólidos. A sessão foi suspensa por cinco minutos à pedido do vereador Ney Santos, para que o jurídico pudesse esclarecer as diretrizes do projeto de lei complementar, no retorno ao plenário, os edis aprovaram por unanimidade o PLC. 

A moção de repúdio 21/2014 também foi aprovado e elogiado pelos vereadores, que foram contra as manifestações de preconceito e desrespeito pelo povo nortista e nordestino. O autor da moção, o vereador Edvânio Mendes, defendeu que independente do eleito na eleição presidencial é necessário repudiar toda e qualquer manifestação de preconceito por etnia, cor, raça ou credo. "Aqui temos vários nordestinos, como o nosso vereador Jabá do Depósito, e eu não concordo com essa discriminação que está sendo feita, disse Mendes.

 O vereador Luiz do Depósito declarou voto favorável mas defendeu que não se deve levar muito a sério as manifestações, uma vez que de acordo com o parlamentar são preconceitos de uma minoria.  "Vou votar na moção.  Mas tranquilo pois sou nordestino, moro nessa cidade há 48 anos e graças a Deus sempre tive o privilégio de trabalhar pelo bem de nosso Brasil, estado e município. Nunca me senti discriminado. Vamos aprovar a moção, mas não devemos levar muito a sério certas manifestações das pessoas como aquela que houve na paulista. Ali é a minoria", disse Luiz Calderoni. 

Ainda na sessão realizada na noite da quarta-feira, 05, os vereadores usaram da primeira parte, para tecer comentários positivos ao Rodeio de Taboão da Serra, que acontece na região desde a última quinta-feira, 30 e terá o encerramento neste domingo, 09. O presidente da Casa, Doda Pinheiro, levanta a ideia de trazer o rodeio para Embu das Artes e elogiou a estrutura da festa do peão na cidade vizinha. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.