Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Disputa pela presidência esquenta clima na Câmara de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 5/11/2014

vereadores_tab

Sandra PereiraVereadores passaram maior tempo da sessão em reuniões paralelas

A disputa pela presidência está roubando a cena na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Não é de hoje que o legislativo taboanense se dividiu em dois e trava verdadeira queda-de-braço. Abertamente, os vereadores até que evitam falar do assunto mas o racha e a disputa de poder que já vinha sendo travada nos bastidores há mais de um ano tomou o plenário claramente na sessão desta terça-feira, 4, durante a tentativa da mesa de por em votação projeto de lei criando cargos efetivos para atuar no novo prédio da Casa. A disputa foi tamanha que a sessão aconteceu nos bastidores, nos intervalos entre uma reunião e outra e um embate e outro.

“A Casa agora está pautada na eleição. O que aconteceu aqui hoje foi uma disputa entre presidentes. Havia uma tentativa dos presidenciáveis de testar os seus votos e ambos testaram. Ficou muito claro para nós internamente quais são os votos de cada um dos presidenciáveis”, revelou, acrescentando que a disputa será resolvida entre os 10 vereadores da base.

Numa manobra permitida pelo regimento interno o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega, pôs o projeto para tramitar em regime de urgência, após o vereador Moreira deixar a sessão. Minutos antes o presidente havia dito a imprensa que o projeto não iria ser votado. Posteriormente explicou aos jornalistas que após a saída de Moreira havia feito verificação visual de quórum e constatou que a possibilidade de aprovar a urgência na tramitação, o que acabou não ocorrendo. O projeto criava 1 vaga de jardineiro, 4 de porteiro, 4 de vigia, 1 vaga de técnico de manutenção predial, 2 de técnicos de Recursos Humanos e 10 cargos de oficial legislativo.

O presidente chegou a usar a tribuna para defender o projeto. Disse que está em dias de entregar a casa própria do Legislativo e num recado aos pares opositores afirmou que para vencer o jogo na Casa “tem que aprender a engatinhar e andar, antes de querer correr”. A crítica indireta do presidente aparentemente foi endereçada ao vereador Marcos Paulo, o Paulinho, líder do bloco que se opõe ao bloco liderado pelo presidente. Em resposta ao fato o vereador Cido da Yafarma, único reeleito na Casa, disse que “de boa intenção o inferno está cheio”, mas pregou o diálogo. Revelou que não teve acesso ao projeto e pediu tempo para apreciar a proposição.

No final da sessão Marcos Paulo e Eduardo Nóbrega trocaram cumprimentos e declarações de respeito mútuo. A cena se repetiu algumas vezes, mas nenhum dos lados efetivamente recuou. Embora o presidente tenha dito que não houve vencedores na mais recente queda de braço, na prática a vitória ainda que parcial ficou com o grupo de Marcos Paulo que conseguiu travar a votação como queria desde o começo.

Mas a despeito do calor da disputa interna pela presidência ser grande o projeto apresentado pela mesa é tão básico que não precisaria ser votado com tanta pressa, no afogadilho, como foi dito e sem conhecimento dos demais vereadores.

luiz

Não claudio soares,,, infelizmente isso e uma jogada politica.. Caso ocorre o concurso publico ele vai colocar uns dos irmão dele.. Vou ao ministerio publico fazer a denuncia, sou da igreja dele, e o presidente da camara prometeu colocar uns dos irmao dele, que nao apssou no concurso anterior...

Gomes

Pelo que temos visto nestes últimos tempos nenhum destes políticos está preocupado com nossa cidade, mas, somente com seus próprios bolsos, uma lástima.

RENATO DE OLIVEIRA XAVIER

Se esses caras tivessem a mesma vontade de trabalhar em favor do povo Taboão da Serra poderia se emancipar do Brasil que não teria problema nenhum. Que dureza..Mercenários!!!!

claudio soares

O Marcos Paulo, é contra concursos publicos. Será que ele quer ser presidente e encher a camara de livre nomeados com salarios altos.

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência da Comissão de Di

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

03/08/2017

Após rejeição de denúncia, Temer diz que segue com ações necessárias para o país

O presidente Michel Temer disse, em pronunciamento na noite de hoje (2), que, com a rejeição da...

03/08/2017

Protesto contra Taxa do Lixo lotou Câmara de Embu e sessão foi suspensa

A habitual calmaria que predomina nas sessões da Câmara de Embu das Artes cedeu espaço a uma...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.