Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Encerramento da Campanha Outubro Rosa alerta que homem também pode ter câncer de mama

Por Anderson Dias | 3/11/2014

rosa

Ricardo VazCampanha feita em outubro conscientiza também os homens pelo câncer de mama 

Uma palestra realizada na última sexta-feira, 31, fechou o mês da Campanha Outubro Rosa, em Taboão da Serra. O evento foi realizado na Escola Municipal de Gastronomia, e contou com explicações resumidas, mas eficazes de prevenções do câncer de mama, pela Doutora Íris, da clínica de DST/HIV de doenças sexualmente transmissível do munícipio.

Cerca de 50 pessoas assistiram a palestra, que abordou temas voltados a prevenção do câncer de mama, com explanação da Dra. Íris, e doenças sexualmente transmissíveis, com a Doutora Stana Helena, que também palestrou.

A palestrante Dra. Íris alertou que é importante fazer o exame e buscar o resultado, já que muitas pessoas temem saber o resultado, e ainda ao contrário do muitos pensam, o ultrassom é um exame complementar, ele não substitui a mamografia. A mamografia é um exame de alta sensibilidade, que pode mostrar o câncer muito antes de ser palpável. E finalizou dizendo que a detecção precoce está diretamente ligada ao sucesso da cura.

“Um alerta curioso para muitos, mas comum, dito na palestra é o homem também está sujeito a ter câncer de mama, por isso, seja homem ou mulher, todo mundo deve apalpar a mama”, concluiu a Dra. Íris.

“Cada um tem que ter o Outubro Rosa na cabeça, não necessariamente em outubro, mas de repente na data do aniversário, e fazer exames periodicamente”, ressaltou Dra. Íris.

“Fico feliz em dar essa palestra, porque, muitos me procuram depois, e passam a realizar os exames. E acabam passando para a frente a importância de procurar o médico. Espero que tenham aprendido bastante com as palestras, e possam cada um realizar o seu exame”, disse a Dra. Íris.

A campanha teve forte engajamento do município que durante todo o mês de outubro, realizou atividades com palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Referência da Mulher e ainda instalou uma exposição no Shopping Taboão.

A organização do evento foi feita pela Doutora Sueli Amoedo, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que acompanhou tudo de perto.

Na ocasião os participantes receberam um café da manhã, oferecido pela organização do evento.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.