Programa Dê a Mão para o Futuro percorre Embu conscientizando para coleta seletiva

Por Assessoria de Imprensa | 3/11/2014

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes, acaba de concluir investimentos na Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (COOPERMAPE).

Responsável por coletar aproximadamente 165,27 toneladas de materiais recicláveis por mês, a cooperativa recebeu do programa 2 computadores, 1 contêiner, 1 empilhadeira, 1 balança eletrônica e 1 impressora, além de todo o investimento em capacitação dos cooperados. Com a instalação dos equipamentos, o projeto pretende contribuir com o aumento da produtividade da cooperativa, bem como otimização da logística de separação para reciclagem, além de colaborar para o uso mais eficiente do espaço para profissionalização.

A partir da capacitação dos 40 cooperados que trabalham no galpão localizado no bairro Chapada, o “Dê a Mão para o Futuro” visa promover a segurança no ambiente de trabalho e, acima de tudo, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.

Na segunda-feira, 03, inicia-se a campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva. Os moradores receberão a visita da equipe do programa e dos próprios cooperados, que circularão nas ruas de Embu das Artes, entregando folhetos e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará.

A ideia é que os moradores passem a separar, cada vez mais, os recicláveis para que a cidade contribua para redução dos resíduos encaminhados para o aterro. Ao todo, serão distribuídos mais de 15 mil folhetos instrutivos e mais de 8 mil imãs.

Sobre o programa Dê a Mão para o Futuro

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

Em 2006, o Projeto piloto foi implantado no Estado de Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Com esse sucesso, o programa foi colocado em prática nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais e, atualmente está em implementação no Estado de São Paulo.

O Programa “Dê a mão para o Futuro” foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.

Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br

Comentários